segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O dia em que o preconceito tomou conta do Twitter

Preconceito e discriminação dois males que infectam o país
Ontem, dia do resultado das eleições presidenciais, que deveria ser um dia de festa da democracia, ficou marcado como um dia em que o preconceito e o ódio tomou conta do Twitter, tão popular que é no Brasil. Um dia em que os Nordestinos foram tratados de forma altamente discriminatória. Um dia para não ser esquecido.
No Brasil, é muito comum se escandalizar com preconceito contra negros e gays. Casos assim ocupam páginas de jornais, provocam discussão e tem o tratamento que merecem ter.
Mas, infelizmente, ainda existe o preconceito com relação à região de procedência, que é algo ainda pouco levado a sério e divulgado pela imprensa. E é algo que me assusta pela proporção com que tem crescido. Como diz a brasileira a seguir:
Eu sou Nordestina, de Fortaleza, Ceará. Nascida e criada aqui, com todos os sotaques e trejeitos característicos da região. Falo “oxente” e “vixe”, porque cresci com estas palavras fazendo parte do meu vocabulário. E tenho um baita orgulho de ser cearense. Por nada sairia daqui, porque aqui é o lugar que eu amo e onde me sinto feliz, com seus defeitos e virtudes. Por isso, me senti muito ofendida e triste com as mensagens que vi ontem no Twitter.
Para quem não acompanhou, tivemos um espetáculo digno de Goebbels. Vergonhoso, repugnante, capaz de fazer qualquer nordestino se sentir mal. Ver pessoas incitando a discriminação, pessoas com estudo e conhecimento incompatível com suas palavras, me provocou uma profunda tristeza.
Vejam vocês a que nível chegamos:
A opinião da ignorante que prega extermínio de irmãos:

A mensagem de um desumano e sem noção de país:



São dois casos, mas outros acompanharam esse caminho, que tristeza em um dia em que a democracia prevaleceu constatar que ainda temos pessoas na população que agem e pensam dessa maneira tão ignorante e fora da atualidade, e pior ainda jovens manifestantes que poderiam representar o futuro da nação.

2 comentários:

  1. graças a esta imprensa PIG(Partido Da Imprensa Golpista).a serviço dos interesses internacionais.esses q falaram isso,foram criados na frente da tv nos anos 90,principalmente.e graças ao josé serra q junto com o índio,nos deixaram esse legado.é o Brasil nazista q está se formando!

    ResponderExcluir
  2. O mais interessante nisso tudo, é que não fomos nós nordestinos quem elegemos o TIRIRICA, que foi alvo de todo um esquema que levou com ele corruptos e mensaleiros. Não fomos nós nordestinos, que forçaram um golpe político oriundo da direção nacional do PT paulista, que retiraram o apoio dado ao PCdoB pelo PT no Maranhão para dar de bandeija o tempo de TV do PT a Roseana Sarney.
    É uma pena que essa moça, fora do século XXI, que ainda permaneça no mundo nazi-fascista de preconceitos e intolerêancias.
    Ricardo André

    ResponderExcluir