sexta-feira, 30 de abril de 2010

E o prêmio OSCARrascos vai para..............



O "OSCAR RASCOS" vai para quem passou anos........
arrochando salários do funcionalismo público de São Paulo,
desprezando os moradores das periferias, 
criando a maior rede de praças de pedágios do país,
desmerecendo os nordestinos,
privatizando estatais quase de graça,
menosprezando o povo mineiro,
desviando recursos do SUS para o mercado financeiro, 
imprimindo livro escolar com pornografia,
evitando diálogo com as classes de trabalhadores,
matando gente na irresponsável cratera do metrô,
distribuindo ambulâncias superfaturadas, 
agindo com truculência com os professores,
inviabilizando em São Paulo o programa "Minha Casa, Minha Vida,
confundindo espirro de porquinho com vírus A (H1N1),
fechando comportas dos rios e inundado a periferia,
ignorando os movimentos sociais,
suspendendo o desassoreamento das calhas dos rios,
causando inundações em varias regiões do Estado,
inaugurando maquetes de obras que não saíram do papel,
pagando o 2º pior salário do país para as policias, civil e militar,
terceirizando a saúde do estado em prejuízo ao SUS,
deixando o tráfico de drogas crescer em várias cidades,
plagiando ações de outros, como o genéricos e o programa de AIDS, 
e ainda enganado a população com o famoso trololó.
Quem disse que José Serra não ganha prêmios internacionais?

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O fim do mundo em 2010

     
O fim do mundo previsto no filme Fim do Mundo em 2012, inspirado no calendário maia, pode até acontecer. Para alguns é pura ficção, mas em 2010 já estamos vendo que está perto e é quase real.

Já que a proposta de ficção do filme atraiu muita platéia vou utilizar da mesma arte. Imagine você em sono profundo de alguns meses ou até por alguns anos, e de repente acorda e pega um jornal ou liga um rádio, ou até uma TV, muito cuidado nessa hora.

E começa a procurar a entender o que está lendo ou ouvindo, e quando se dá conta das manchetes do dia:

1. Aumenta o número de padres envolvidos com pedofilia. Até  a sua santidade, o Papa Bento XVI, passa por constrangimento ao dar explicações sobre os casos.
2. STF decide pela impunidade dos crimes de estupros e tortura cometidos por agentes estatais. Pelo menos um ministro declarou ao votar pela revisão da anistia; " "Perdão coletivo é falta de memória e de vergonha. O torturador é um monstro, um desnaturado, um tarado. Não se pode ter condescendência com um torturador.
3. Serra no nordeste diz que vai ampliar o bolsa-família e que estará no dia 1º de maio com a massa cheirosa dos trabalhadores e que não vai mais privatizar nenhuma estatal.
4. Presidente do DEM não acha que o partido tenha truculentos e nem trogloditas, e que só pensam no melhor para o trabalhador rural e para os operários.

Você sentirá que continua em sono profundo ou que o fim do mundo está mesmo chegando?

Tem troglodita sim, presidente Lula

                
Uma das qualidades reconhecida por todos do presidente Lula é seu perfil de conciliador, no ano passado ao comentar sobre o quadro político que se desenhava declarou, "Ainda bem que não teremos nenhum candidato troglodita de direita".

Presidente Lula desta vez o senhor errou. Porque o candidato ou pré-candidato José Serra é um troglodita, e pior o comandante deles todos, do exército de trogloditas que ameaçam a luta pela igualdade social e a soberania nacional.

O mundo da blogosfera está alvoroçado com o jogo sujo das ações de hackers demotucanos, de domínios de sites em nome de ex-assessor de FHC e dirigente membro do partido de José Serra. Eles são assim mesmo, não se espantem.

No exército de trogloditas demotucanos podemos citar vários componentes e suas ações de agressividade e truculência. O próprio comandante dos truculentos, José Serra, mandou a polícia bater nos professores, incitou as polícias militar e civil a entrar em choque, mandou invadir a USP, e seus comandados jogaram bombas e atiraram nos estudantes.

Isso sem falar da indiferença com que tratou na prefeitura e no governo do estado a população mais carente acabando com programas sociais e abandonando moradores de rua, e o desvio de recursos da saúde para o mercado finaceiro.

Outro grande auxiliar de serviços o outro truculento Kassab que tem hábito de expulsar trabalhador de posto de saúde aos berros de, "vagabundo, vagabundo".

O ex-chefe do ex-PFL, o principal aliado do Truculento-mor, Jorge Bornhausen, queria acabar com a raça dos trabalhadores, conforme declarou durante  a pré-campanha de 2006. 

Outros companheiros de guerrilha urbana do DEM, ex-PFL, e adeptos do "apartheid" social. Que propagam a culpa dos cidadãos negros pelo período de escravidão no país, e ainda dizem que os estupros cometidos pelos "donos" dos escravos com as negras era consentidos.

Esse truculento tem nome,  Demóstenes Torres, um dos líderes do exército de truculentos que apóia Serra. E tem mais, Kátia Abreu, a que invade terra de lavrador, e tem uma das maiores áreas de terras improdutivas em Tocatins. E pode ser candidata a vice da chapa.

Ronaldo Caiado é da tropa rural, UDR, que explora trabalhadores rurais onde segundo sua companheira de infantaria, Kátia Abreu, declarou que "nem 1% das propriedades rurais do país cumpre a legislação trabalhista rural", ou seja é um trabalho escravo.

Esses truculentos entre outros fazem parte da campanha e são os grandes aliados do truculento-mor, que conta ainda com apoio da mídia também agressiva e truculenta com Lula, que não reconhece o crescimento do país, o seu respeito e projeção conquistados no mundo.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Serra, o anti-Lula


José Serra agora candidato a presidência do país anda vestido de pele de carneiro quando desfila pelos estados do país com frases e discursos diferentes do que falou e assumiu em passado recente.

As frases e decisões que tomou como ministro de planejamento de FHC, no período em que ficou na prefeitura da capital paulista e nos três anos como governador de São Paulo, agora foram esquecidas.

O MERCOSUL cresceu e muito no atual governo, e Serra deixou escapar, "MERCOSUL é uma barreira para o Brasil fazer acordos comerciais. A união aduaneira é uma farsa, exceto quando serve para atrapalhar.”

Visto no Amazonas como “inimigo” da Zona Franca de Manaus, o tucano paulista José Serra recorreu a uma promessa para tentar seduzir o eleitorado amazonense. Prometendo tornar perene o comércio da Zona Franca.


Em São Paulo, quando a população enfrentou durante meses enchentes e descasos da SABESP, Serra não reconhecia que os fechamentos das comportas provocaram alagamentos em diversos bairros principalmente da periferia, para evitar as cheias nas marginais.

Jogou a culpa pelas enchentes nos moradores dessas regiões, e declarou em frente aos microfones e câmeras, "A culpa é dessa gente que joga lixo nos córregos e rios".

Sempre destratou o povo nortista e nordestino, e em recente visita ao Rio Grande do Norte, disse uma frase que ninguém entendeu, “Eu estava na escola pública e convivia com eles (os nordestinos) numa total normalidade”. O que será essa gente para Serra?

O funcionalismo público de todas as áreas sofreu com o arrocho salarial e a falta de valorização profissional, de todos os servidores públicos paulistas da saúde, educação, segurança, judiciário, entre outras.

Sobre o aumento dos aposentados, o pré-candidato foi evasivo. "O governo sabe a análise do dinheiro. Aposentado precisa ir melhorando". Talvez para não lembrar do fator previdenciário criado no governo FHC do qual fazia parte.

Quando lançou sua candidatura e perguntaram-lhe sobre a popularidade do presidente Lula, que gira em 80% de aprovação, respondeu, "O Brasil não tem dono". Serra deve estar pensando em recomeçar as privatizações que tanto defendeu.

E não tem mesmo, os donos são os brasileiros, os mesmo que aprovam o governo Lula. Serra deve ter respondido dessa maneira que demonstra seu perfil quando incentivava FHC a vender as empresas brasileiras a preço de banana, como a empresa Vale do Rio Doce.

Serra e seus companheiros de partido e seus principais aliados os "Demos", sempre se referiram ao Bolsa-Família, "como o bolsa-esmola, que dá o peixe e não ensina a pescar".

Na época em que era governador pressionava as prefeituras do interior a não enviar as relações dos moradores para receberam os benefícios do programa bolsa-família do governo federal.

Fez de tudo para impedir a adesão das prefeituras do Estado ao programa "Minha Casa, Minha Vida", que beneficia famílias com renda de um a três salários mínimos.

A dobradinha PSDB-DEM, a chamada Elite Branca, é contra a população mais carente, são contra as cotas de vagas nas faculdades para estudantes de escolas públicas, também contra as cotas raciais, que corrige uma distorção de séculos.

Os demotucanos não devem ter vibrado quando mais de 30 milhões de brasileiros deixaram as classes sociais D/E, e aderiram a classe C, formando quase 50% da população.

Esse é o Serra candidato a presidência, que muda de discurso quando lhe convém, e foi muito bem comparado a um biruta de aeroporto. Esse é o comandante dos demotucanos, da imprensa golpista, do capital especulativo, José Serra, um anti-povo, e o maior anti-Lula.

Lei de Anistia não perdoou crimes de torturadores

   

A Lei de Anistia absolveu apenas crimes políticos ocorridos entre 1961 e 1979 e não pode servir para impedir a punição de torturadores.

Especialistas em direito declaram e defendem que uma leitura técnica do texto da Lei não permite que ela seja aplicada para perdoar crimes comuns.

Nesse período houve registros de crimes, como tortura, sequestro e assassinato, estupros, ocultação de cadáveres, cometidos por agentes estatais durante a Ditadura Militar (1964-1985).

O julgamento no STF acontece hoje e saberemos se o Brasil continuará com essa mancha em sua história, ou se as leis internacionais serão respeitadas.

O STF pode dar o perdão, aprovado pelo próprio Estado contra os seus crimes, o que não é admitido pela Convenção Americana de Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Serra e Kassab abandonaram os moradores de bairros afetados pelas enchentes e retorno do esgoto

      
Mais de 800 litros de esgoto por segundo não foram tratados de forma adequada na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de São Miguel Paulista desde dezembro, quando uma forte chuva atingiu a cidade de São Paulo e deixou o extremo da zona leste completamente alagado.

As seis comportas da barragem da Penha, na zona leste de São Paulo, foram completamente fechadas no início de dezembro, para evitar alagamentos nas marginais a periferia da zona leste e parte da sudeste ficaram alagadas por meses.

Os dados, fornecidos pelo engenheiro responsável pela barragem, João Sérgio, indicam que houve uma clara escolha da empresa responsável: alagar os bairros pobres da zona leste para evitar o alagamento das marginais e do Cebolão, conjunto de obras que fica no encontro dos rios Tietê e Pinheiros.

A estação de tratamento está danificada. Isso significa que milhões de litros de água suja estão voltando para o rio Tietê ou estão parados nos canos de esgoto das casas dos bairros afetados, transbordando.

Nem a ausência de enchentes consola a dona de casa. “Eu morei mais de 12 anos ali [na Chácara Três Meninas] e não tinha a água [da enchente]. A água começou de uns tempos para cá. Eu não ia viver dentro da água suja esses anos todos, né? Mas ninguém faz nada”, afirmou.

Desde que começaram a aparecer os primeiros alagamentos nos bairros da várzea do rio Tietê, na zona leste de São Paulo, a Defensoria Pública do Estado já requisitou diversos esclarecimentos aos órgãos responsáveis, recomendou medidas para garantir a saúde da população e pediu na Justiça que providências fossem tomadas. Meses depois constatou-se que quase nada foi feito.

Confirmou-se uma situação de virtual calamidade pública. As requisições não foram respondidas de forma adequada. Isso quando houve resposta. A Sabesp, por exemplo, não respondeu. A Prefeitura deu respostas vagas e lacônicas.

E o DAEE [Departamento de Águas e Energia Elétrica, órgão do Governo do Estado] não atendeu à requisição”, explicou o defensor público Carlos Henrique Loureiro, coordenador do Núcleo de Habitação e Urbanismo.

Cinco meses depois Serra e Kassab prometeram, não assumiram a responsabilidade dos governos, municipal e estadual,  abandonaram milhares de moradores de diversos bairros. Vejam acima na reportagem feita hoje pela equipe de jornalismo da UOL

sábado, 24 de abril de 2010

Soberania nacional e igualdade social

        

Avanço social é realizar a reforma agrária, diminuir a carga horária do trabalhador. Fortalecer a educação pública. O direito a saúde, ao transporte, e a moradia. Um país com menos desigualdades sociais e raciais, um país mais justo. O povo ganhará muito mais.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Esperamos pelo primeiro


O general Reynaldo Bignone foi o último ditador da Argentina a ser julgado. Em 1985, o general Jorge Rafael Videla e o almirante Eduardo Emilio Massera foram condenados a prisão perpétua por genocídio, tortura e desaparecimento forçado.

Além do ex-ditador, outras seis pessoas foram condenadas por crimes cometidos contra os direitos humanos. Estima-se que cerca de 10 mil pessoas desapareceram ou foram assassinadas de 1976 a 1983, na Argentina.

Nos países da América do Sul, Chile, Uruguai, e Argentina julgaram quem mandou torturar, estuprar, matar, desmoralizar, humilhar, ocultar cadáver. E aqui no Brasil os torturadores vão ficar impunes? Comissão da verdade já.

terça-feira, 20 de abril de 2010

50 anos da inauguração de Brasília


Há 50 anos o presidente da República, o mineiro Juscelino Kubitschek e o vice-presidente, o gaúcho João Goulart, inauguravam Brasília a nova capital federal. Jango na época era a grande liderança da classe trabalhadora, urbana e rural, dos movimentos sociais e das entidades da sociedade organizada do país. 

domingo, 18 de abril de 2010

O latifúndio invade a natureza



Isso é legal? Queimadas destroem tudo que tem vida

Entre os meses de maio e dezembro, são comuns as notícias de queimadas no interior do Brasil. Feitas principalmente pelos grandes agricultores e também por grileiros, esse método de “limpeza” da área de plantio é uma técnica considerada arcaica e prejudicial tanto para o ecossistema quanto para a própria produção agrícola.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Trabalhadores rurais produzem o que você come


Em janeiro de 2010, o setor de máquinas agrícolas teve um aumento na produção de 25,5% em comparação com o mesmo período de 2009, 48,9% nas vendas internas e 26,3% nas exportações.

O Programa Mais Alimentos (de apoio à agricultura familiar), do governo federal, foi responsável por 80,7% do total de vendas de motocultivadores e tratores de até 78 CV, efetuadas pela indústria em 2009.

Houve, no governo Lula, a criação de uma série de programas de apoio à reforma agrária, como acesso ao microcrédito, incremento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, aumento da eletrificação rural.

Aumentaram os recursos para a agricultura familiar. Nesse sentido, Lula foi menos conservador do que FHC. Os conflitos gerados no campo nos últimos anos foram mais evidentes devido a postura mais democrática do governo Lula.

A discussão sobre a reforma agrária assusta e aguça as oligarquias rurais, que agem por não conhecer o conteúdo da lei da reforma agrária. Quem coloca a comida na mesa do povo brasileiro é a agricultura camponesa e familiar, responsável pela produção de 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 58% do leite, 59% dos suínos e 50% das aves.

O jornal Estado de S. Paulo, que propaga o "ÃO"  e se comporta "INHO" de "pequenINHO" traz matéria que aponta aumento no governo Lula dos conflitos no campo, (928 contra 800 governo FHC) o que aumentou foi o diálogo, e também os investimentos no campo.

Isso é legal, 17 de abril o dia da luta pela reforma agrária


Em um país de tamanho continental, a distribuição das terras continua revelando esta concentração, pois, do total de estabelecimentos agropecuários, 84,4% (4.367.502) são estabelecimentos familiares, sendo os restantes 15,6% (807.587) empresariais.

Empresas nacionais e internacionais ocupam 75,7% de toda a área, enquanto os 84,4% dos estabelecimentos familiares ocupam apenas 24.3% da área. Apenas 15 mil estabelecimentos com mais de 2.500 hectares apropriaram-se de 98 milhões de hectares das terras brasileiras.

O agronegócio quer concentrar a totalidade da produção dos alimentos em nosso país. Mas, na realidade, quem coloca a comida na mesa do povo brasileiro é a agricultura camponesa e familiar, responsável pela produção de 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 58% do leite, 59% dos suínos e 50% das aves. 

A reforma agrária tem por objetivos principais:
a) Eliminar a pobreza no meio rural.
b) Combater a desigualdade social e a degradação da natureza que tem suas raízes na estrutura de propriedade e de produção no campo;
c) Garantir trabalho para todas pessoas, combinando com distribuição de renda.
d) Garantir a soberania alimentar de toda população brasileira, produzindo alimentos de qualidade, desenvolvendo os mercados locais.
e) Garantir condições de participação igualitária das mulheres que vivem no campo,em todas as atividades, em especial no acesso a terra, na produção, e na gestão de todas as atividades, buscando superar a opressão histórica imposto às mulheres, especialmente no meio rural.
f) Preservar a biodiversidade vegetal, animal e cultural que existem em todas as regiões do Brasil, que formam nossos biomas.
g) Garantir condições de melhoria de vida para todas as pessoas e acesso a todas oportunidades de trabalho, renda, educação e lazer, estimulando a permanência no meio rural, em especial a juventude

O agronegócio quer se fazer passar também como responsável pela geração dos empregos no campo. Os dados do Censo agropecuário desmentem este discurso. Mostram que 74,4% do pessoal ocupado no campo vive nas pequenas propriedades, são 12 milhões e trezentas mil pessoas.

Só 25,6% é empregado nas grandes propriedades, quatro milhões e duzentas mil pessoas. Na agricultura camponesa, em cada 100 hectares, trabalham 15 pessoas. No agronegócio, cada 100 hectares empregam apenas duas pessoas.

Não se pode protelar mais a realização de uma profunda Reforma Agrária em nosso país, entendida como a reconquista dos territórios camponeses violentamente tomados pela colonização e pelo avanço do capital e a conquista de novos territórios, respeitando a diversidade, a cultura, a religiosidade, as etnias dos povos dos diferentes biomas brasileiros. 

O Movimento dos trabalhadores rurais tem como dia de luta instituído em 17 de abril pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, líder dos tucanos, que assinou um decreto que de forma legal marca o dia como Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. Ou seja, é um direito lutar pela Reforma Agrária neste país. Isso é legal. 

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Direto da redação da Falha de S.Paulo

A Folha de S.Paulo tem o hábito, ou acho que jogaram fora o manual de redação, de publicar matérias quase sempre em manchetes de grande destaque e depois publicar em um canto qualquer uma notinha com o título, Erramos. Vejam alguns só do começo do mês.

Erramos: Com 43%, Marta lidera corrida pelo Senado em São Paulo
Diferentemente do publicado em "Com 43%, Marta lidera corrida pelo Senado em São Paulo" (Brasil - 01/04/2010 - 07h12) produzida pela Folha de S.Paulo e reproduzida pela Folha Online, Ricardo Young (PV) não é mais presidente do Instituto Ethos. Ele deixou o cargo em 17 de março para se candidatar ao Senado. O atual presidente do instituto é Oded Grajew. O texto foi corrigido

Erramos: Dilma confirma que vice será do PMDB e associa Serra a apagão
Diferentemente do publicado em "Dilma confirma que vice será do PMDB e associa Serra a apagão" (Brasil - 05/04/2010 - 11h23), José Serra não era Ministro do Planejamento à época do apagão elétrico, em 2001, mas Ministro da Saúde do governo Fernando Henrique Cardoso. O texto foi corrigido.

Erramos: DEM diz que governo pretende engavetar projeto da ficha limpa
Diferentemente do publicado em "DEM diz que governo pretende engavetar projeto da ficha limpa" (Brasil - 07/04/2010 - 11h32) o deputado Ronaldo Caiado (GO) é ex-líder do DEM na Câmara. O atual líder é o deputado Paulo Bornhausen (SC). O texto foi corrigido. 

Erramos: Com Ciro indefinido, Planalto afaga PSB nos Estados
Diferentemente do publicado em "Painel da Folha: Com Ciro indefinido, Planalto afaga PSB nos Estados" (Brasil - 12/04/2010 - 10h24), a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), não disputará o governo do Ceará. O texto foi corrigido.
 
Erramos: Vaticano se defende e critica cardeal que vinculou pedofilia aos gays
Diferentemente do publicado em "Vaticano se defende e critica cardeal que vinculou pedofilia aos gays" (Mundo - 14/04/2010 - 11h43) a ONG Arcigay denunciou "o cinismo, a falta de escrúpulos e a crueldade" da hierarquia do Vaticano ao vincular a homossexualidade à pedofilia e não à pederastia. O texto foi corrigido.

Erramos:“A ex-ministra Dilma Rousseff nunca disse a frase “eu não fugi da luta e não deixei o Brasil”, publicada em parte dos exemplares da edição de domingo no texto “Dilma ataca rival e diz que não “fugiu” da luta na ditadura” (Brasil). A correção é necessária porque a informação errada deu margem a uma interpretação maliciosa do discurso da ex-ministra. Dilma Rousseff não se referiu em nenhum momento a pessoas que tiveram de deixar o país em qualquer circunstância

E aos leitores que ainda se arriscam e mantém assinatura do jornal que muitos chamam de Falha de S.Paulo, digo que nem tudo está perdido, procure informações em outro jornal.
ACERTAMOS: Em cancelar a assinatura da Folha de S.Paulo, para não ler mais esses erros e outras coisas, e depois em um local escondido ter que achar a explicação. Faça o mesmo, cancele e não leia.

Tucanos inauguram comitê de campanha

Tucanos que detestam o cheiro da massa popular resolveram adotar a megaloja de comércio para ricos como uma das sedes de sua campanha, tanto para governador com Geraldo Alckmin, e para a presidência com José Serra, o QG dos que têm alergia ao odor do povo.

A escolha foi facilitada porque uma das filhas de Alckmin (na foto o casal Alckmin com a dona da loja trambiqueira) é gerente da megaloja que esteve envolvida em grandes falcatruas e sua proprietária presa por importação ilegal, sonegação de impostos e falsificação de notas fiscais.

Lá também circula a "massa cheirosa" que os tucanos tanto apreciam, e a Daslu também conhecida como a "Galeria Pagé de Luxo" vende perfumes caros para a massa demotucana, vestidos de R$ 30 mil, calças jeans de R$ 3 mil, bolsas de R$ 5 mil, e deve ser por isso que os demotucanos chamam o 'Bolsa-família" de bolsa-esmola.

A megaloja de artigos pirata de luxo vende até helicóptero, com grande procura dos demotucanos que não suportam o trânsito, nem o metrô e outros tipos de transporte onde possam encontrar com a massa que não é cheirosa.

 
Na foto acima a Daslu, sempre frequentada pelos tucanos, cuja proprietária é a empresária Eliana Tranchesi, que desviou milhares de dólares de importações fraudulentas e conseguiu um habeas corpus em 24 horas.

No dia seguinte após ser presa, depois de entrar em um comburão da polícia federal em cumprimento à sentença judicial e ficar em uma delegacia, foi solta, a defesa conseguiu um habeas corpus.

Tranchesi foi libertada e hoje está à frente do espaço comercial mais caro e luxuoso  de São Paulo e do país. A soma de suas penas chegam a 94 anos. Coisas da massa cheirosa.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Abril azul, a Globo invade a mente do povo


A rede Globo que nasceu e cresceu durante a ditadura militar, foi fundada em 26 de abril de 1965, um ano após o golpe de 64, ficou acostumada em viver à custa das benesses dos governos.

Infeliz do governo que não atende seus pedidos de privilégios sofre nas telas e nos jornais do grupo. Nesse mês de abril a Globo completa 45 anos e praticando a mesma filosofia de trabalho, só escrevemos e falamos bem de quem nos dá vantagens.

E a receita se repete mais uma vez, a Globo incorporou ao seu patrimônio um terreno público de quase 12 mil metros quadrados, avaliado em mais de R$ 11 milhões.

A área fica contígua ao prédio da emissora no Brooklin, em São Paulo, e não paga nada por ter usado o terreno por mais de 12 anos, e ainda cercou para uso próprio, com pista de Cooper exclusiva aos funcionários da emissora.

Ninguém podia frequentar o lugar. Tem grade e vigilância 24 horas feita por funcionários da própria Globo, isso é apropriação indébita, nunca contestada pelos governos tucanos de São Paulo, se estão maquiando agora a "doação" é por conivência.

No Rio, em Jacarepaguá onde a Globo tem o Projac onde são feitas novelas, mini-séries existe uma parte do terreno que foi tomado do mesmo jeito há muitos anos e ficou por isso mesmo. Na base do "Toma lá, e dá cá". 

A rede Globo tem como grande pauta criminalizar as lutas sociais e impedir o avanço da Reforma Agrária. E tudo que se trata de assuntos para resolver os problemas das quatro milhões de famílias pobres do campo e das 90 mil famílias acampadas em todo o país.

O Movimento dos trabalhadores rurais tem como dia de luta instituído em 17 de abril pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, líder dos tucanos, que assinou um decreto que de forma legal marca o dia como Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. Ou seja, é um direito lutar pela Reforma Agrária neste país.

A rede Globo que é uma concessão do governo federal deve por obrigação contratual exibir programas culturais e de interesse da população, faz ao contrário no horário nobre com seu jornalismo manipulador e troglodita que mais parece, “house organs”, jornal da casa.

Em suas novelas que retratam a infidelidade, a generalização da traição, a submissão dos mais humildes aos poderosos é estampada em seus personagens e a propaganda das diferenças de classe social.

Isso sem falar de seu programa recorde de audiência em que mostra a intriga e boçalidades de seus integrantes, o BBB, onde a competição de bíceps e glúteos é o ponto alto.

No "abril vermelho" o dia 17 é marcado pela luta dos movimentos sociais dos trabalhadores rurais, e no dia 26 o dia da fundação da Globo, o "abril azul", o dia que se comemora 45 anos de invasão da mente da população que assiste seus programas.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Quem matou e torturou vai ficar impune?

        

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 153, que contesta a Lei da Anistia (Lei nº 6.683/79), não entrará na pauta da sessão ordinária desta quarta-feira (14) como estava previsto.

Embora haja o quórum mínimo exigido para análise de matéria constitucional (oito ministros), a Presidência do STF decidiu adiar o julgamento em razão da importância e complexidade da questão, o que recomenda a análise do processo com quórum completo.

Ainda não há previsão acerca da nova data para julgamento do processo. O país aguarda há anos a hora de ver os torturadores indiciados pelos crimes de lesa humanidade definido por tratado internacional.

Votam na sessão do STF nove ministros do Supremo, e a população brasileira quer saber quem matou e torturou. Segundo dados existentes no país existem mais de 150 desaparecidos políticos no período do golpe militar entre 1964 e 1985.

Segundo trabalho de Janaina Teles, da USP, os dados da repressão durante a ditadura, foram mais de 20 mil pessoas presas submetidas a tortura somente no 1º semestre de 64, há 356 mortos no período, quase 7.400 acusados, mais de 10 mil na fase de inquéritos, 4.862 cassados, e centenas de camponeses assassinados sem registro de óbito.

No Chile as ações que apuram os torturadores já condenaram alguns repressores do período da ditadura chilena, no Uruguai e na Argentina também. Na América do Sul quase todos os países que sofreram com os golpes militares dos anos 60/70,  apuram quem foram os torturadores, civis ou não, de seus filhos que lutaram por liberdade e democracia.

Ainda que tarde, o Brasil precisa saber se a justiça prevalecerá, no sentido de que a anistia não vale para os crimes de tortura, assassinatos, estupro de prisioneiras e desaparecimentos forçados, (crimes de lesa humanidade) cometidos pelos agentes públicos a serviço do estado brasileiro.

Seja quem for, os militares, policiais militares, policiais civis e civis que praticaram estes crimes contra os opositores do regime, não são beneficiários da lei de anistia, através da interpretação errada de que tais barbaridades estariam contidas na definição de crimes conexos.

Crime conexo é o delito relacionado a outro porque praticado para a realização ou ocultação do segundo, porque estão em relação de causa e efeito, ou porque um é cometido durante a execução do outro.

O descaso na área da educação em São Paulo

Na área da educação os governos tucanos de São Paulo colecionam uma série de equivocos, aprovação progressiva quando os alunos são aprovados sem avaliação. A contratação temporária, quase a metade dos 250 mil professores paulistas que não lecionam escolas fixas, ficam em trânsito de uma escola para outra.

Distribuição de livros com pornografia para crianças entre 8 e 12 anos, livros de história com erro de impressão, mapas da América Latina com dois paraguais. Arrocho salarial aos professores da rede estadual de ensino, e agora o erro de registro dos alunos na pré-escola. 

Depois de três meses do ano letivo 15 mil alunos da rede estadual de São Paulo que cursavam o primeiro ano do ensino fundamental foram transferidos para o segundo ano. As escolas têm consultado os pais para saber se eles querem que o filho mude de série.

O governo paulista permitiu a mudança alegando estar pressionado pelo Ministério Público, devido à alteração em 2010 no ensino fundamental, que passou de oito para nove anos.

Segundo o governo paulista, diversas famílias procuraram a Promotoria reclamando que o filho na casa dos sete anos deveria estar no atual segundo ano (considerado equivalente à primeira série no antigo fundamental) em vez de frequentar o primeiro ano (equivalente à antiga pré-escola).

A confusão ocorreu devido à polêmica sobre a data de aniversário usada para definir em qual série cada criança deveria ser matriculada na capital paulista. Determinou-se, inicialmente, que aquelas nascidas até fevereiro de 2003 deveriam estar no primeiro ano.

Nos anos anteriores, porém, escolas haviam estipulado junho como o mês de corte. Ou seja, uma criança de sete anos, nascida em março de 2003, pela regra adotada em 2010 está no primeiro ano. Mas, pela lógica anterior, estaria no segundo ano (antiga primeira série).

Ainda na gestão José Serra (PSDB), em 25 de março, a Secretaria de Estado da Educação divulgou comunicado dizendo que poderia pular de ano a criança que já tenha cursado o ensino infantil e tenha nascido até 30 de junho de 2003, desde que os pais concordem e que a escola avalie que ela está apta para a transferência.

Essa decisão é um remendo pretendido por aqueles que não tomaram providências em prazo adequado, diz o presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

A lei de ampliação do ensino fundamental foi aprovada em 2005, com validade para todo o país. Este ano foi o prazo limite para que os Estados se adaptassem às novas regras.

Imagine a criança que está começando a frequentar escola neste ano e já ser jogada, no meio do ano, para uma outra turma, com um outro currículo, que traumas pode sofrer.

E os jornais da imprensa golpista diziam que a greve dos professores era política, diante de tantos erros na área da educação nesses 16 anos dos governos do PSDB-DEM, a greve serviu também para mostrar como é tratada e conduzida a educação em São Paulo. 

segunda-feira, 12 de abril de 2010

"Não mandei matar, só dar seis tiros"


É quase sempre assim, no interrogatório de Vitalmiro Moura, o Bida, que durou cerca de 40 minutos, o fazendeiro negou que tenha qualquer envolvimento na morte da missionária Dorothy Stang.

Ele afirmou ser apenas uma vítima no processo, negando que as declarações feitas por Amair Feijoli, apontando-o como mandante do crime, sejam verdadeiras. Segundo ele, a testemunha quis se beneficiar com a delação premiada, não se preocupando com a verdade dos fatos.

No decorrer do depoimento, o acusado não respondeu às perguntas feitas pela acusação. Indagado pelo juiz Moisés Flexa, Viltamiro confirmou conhecer os demais réus no processo, mas esclareceu que Amair Feijoli, Rayfran Sales e Clodoaldo Batista nunca trabalharam como seus empregados.

Disse ainda que teve relação comercial com Regivaldo Galvão, de quem estava comprando uma fazenda e já havia pago uma parte. Dando continuidade ao interrogatório, ele declarou também que estava em Altamira no dia do crime e que não tinha qualquer motivo para querer a morte da missionária.

Além disso, afirmou que não acolheu os executores (Rayfran e Clodoaldo) em suas terras e, quando soube que os mesmos estariam escondidos em sua fazenda, expulsou-os do lugar.

Edson Cardoso e o assistente Aton Fon Filho dividiram o tempo reservado e pediram que os jurados reconheçam o réu como mandante do assassinato de Dorothy Stang.

Um dos matadores em depoimento disse que Bida tinha interesse em matar Dorothy porque sofreu punições provocadas por denúncias feitas pela missionária, que causou multa de R$ 3 milhões por registro de trabalho escravo em sua fazenda.

A acusação sustenta a tese de homicídio triplamente qualificado (promessa de recompensa, motivo torpe e uso de meios que impossibilitaram a defesa da vítima). Depois de três julgamentos, o primeiro foi anulado, no 2º absolvido, e agora Bida foi condenado a 30 anos.
 
Dorothy Stang, era brasileira naturalizada, chegou ao Brasil em 1966, e passou a lutar pelas populações carentes, buscando dignidade de vida para todos.  
No dia 12 de fevereiro de 2005 seis tiros soaram no calor da manhã ensolarada de Anapu, estado do Pará.
Seis balas penetraram a cabeça, o coração e as entranhas de uma mulher idosa em anos e jovem de coração.  
Seis vezes a irmã Dorothy Stang teve seu corpo perfurado e sua vida liquidada por aqueles a quem incomodavam seu compromisso e sua ação em favor dos camponeses da Amazônia.

(Com informações do site Última Instância)

Foram os demotucanos que dividiram o país entre muitos pobres e poucos ricos



José Serra durante seu discurso de lançamento de sua candidatura disse que o governo dividiu o país. Não existe divisão quando o presidente da República, o governo Lula, tem aprovação de 80%, divisão seria 50% pró e 50% contra. Parece que não sabe fazer conta.

Quem dividiu o país foi o governo dos demotucanos (95/02) que aumentou a carga tributária, que criou o fator previdenciário, que prejudicou os aposentados, que criou o banco de horas ludibriando os trabalhadores para não receberem horas-extras, que pagava 78 US de salário mínimo contra os atuais 280 US.

Que construiu poucas escolas profissionalizantes em prejuízo ao mercado de trabalho e aos jovens que pretendiam conseguir o seu primeiro emprego, quem mais terceirizou  serviços de saúde com agravamento do atendimento aos usuários do SUS.

Quem socorreu os bancos privados com dinheiro público, no famigerado Proer, que desvalorizou o real, que vendeu as estatais dos brasileiros para grupos privados daqui e do exterior com recursos do BNDES, que gerou a maior taxa de desemprego no país pós o período da ditadura militar.

Durante o governo dos demotucanos 30 milhões de brasileiros viviam na faixas D/E das classes sociais, hoje 30 milhões destas subiram para a C. A média salarial aumentou e no governo de FHC, Serra e Cia, foi uma das mais baixas.

Foi nesse período que o governo FHC criou 780 mil empregos em oito anos contra os 12,5 milhões atuais em sete  anos do presidnete Lula. O que FHC criou em oito anos equivale a um ano de Lula.

Quem não tinha política habitacional, principalmente para a população de baixa renda, como o programa Minha Casa, Minha Vida que prioriza financiamento para famílias com rendimento de um a três salários mínimos de renda, era o governo do qual Serra foi ministro do planejamento.

Quem dividiu o país em muitos pobres e poucos ricos foi o governo FHC. Os demotucanos se preocupam com o povo? Responde Serra: Não.,Não.,Não...,

domingo, 11 de abril de 2010

José Serra só pensa nisso


 A foto acima é do encerramento da privatização da Light, depois seguiram-se outras, Telebras, Vale do Rio Doce, no total de 121 estatais. Ele só pensam em ganhar as eleições para continuar a politica entreguista implantada por FHC.

Não conseguiram privatizar o Banco do Brasil, mas nada impedirá de privatizá-lo e mesmo com recorde de lucro maior que todos os bancos privados. Sonham com a Petrobras, ainda vão querer botar um X, e agora a nova menina dos olhos dos demotucanos, o Pré-sal.

O general Figueiredo também preferia o cheiro dos cavalos


Nós já sabíamos que os demotucanos evitam as massas, detestam concentrações populares, não se sensibilizam pelo clamor da maioria da população, pelo grito da terra dos camponeses, que não atendem as reivindicações das classes trabalhadoras, e quando não dá para fugir do encontro usam máscaras.

E isso não é novo durante a ditadura militar o último general-presidente, João Batista Figueiredo, disse em alto e bom som, "Prefiro o cheiro dos cavalos que do povo". Ele também ficou famoso por outra frase, "Eu bato e arrebento".

Agora um dos braços do golpe de 1964, a Folha de S.Paulo, que colocava seus carros para transportar os torturadores do regime militar, trás em suas páginas da edição de hoje palavras em um artigo que deveria ter o título, "Que saudades da ditadura". E relembra com tanta recordações:

Pode nem ser, mas o PSDB evidentemente se esforçou para parecer um partido de massas. Para não deixar dúvidas, porém, um velho dirigente tucano ironizou: "Mas de massas cheirosas..." De fato, até os ônibus que carregaram a militância eram novinhos em folha.

Esse é o pensamento de uma elite arrogante, genocida e anti-povo, que cercam os demotucanos, comportamento de uma minoria que detém 1% da renda do país, o mesmo valor que da maioria da grande massa dos brasileiros, e que honestamente com seu suor constrói a nação, a massa da classe trabalhadora

sábado, 10 de abril de 2010

Você decide. Que Brasil você quer?

   
    O do progresso e da força do trabalho



                                   OU

   Da elite do atraso e da estagnação

Lula dá de goleada em FHC


Os tucanos evitam comparações do governo Lula com os oito anos de FHC,1995-2002, tentam até esconder o príncipe da Sourbounne do lado de José Serra, que além de candidato do seu partido, foi seu ministro de planejamento, da saúde. E também, segundo o próprio FHC, Serra foi o grande incentivador das privatizações das estatais.

Mas, os números de novos trabalhadores com carteiras assinadas durante os dois governos não deixam que se ocultem as diferenças gritantes. Isso sem falar do aumento do poder aquisitivo da população, crescimento da economia e no destaque da liderança do presidente Lula no país e no mundo.

A inclusão de 30 milhões de brasileiros na classe C que hoje é a metade da população, das exportações, do aumento do salário mínimo de 78 US de FHC para quase 300 US de Lula, do crescimento da construção civil.  

Para ficarmos só na questão dos novos empregos, a geração de empregos no mercado de trabalho formal bateu novo recorde em março. O número de vagas criadas no mês passado foi o maior para o período desde 1992, (governos de Itamar, FHC),  superando os 250 mil

E os dados do Ministério da Trabalho mostram que nos oito anos do governo FHC foram criados 780 mil novos empregos. Até o momento o governo Lula já atingiu mais de 12,5 milhões de novas carteiras de trabalho assinadas.

E a estimativa é que chegue em 14,5 milhões a 15 milhões de novos empregos até o fim do ano, o que dá uma diferença do governo Lula de 18 vezes a mais que o período de oito anos de FHC.

Parece até resultado dos jogos de futebol da minha mocidade nos campos de várzea, 9 vira e 18 acaba, apesar que em jogos internacionais o Brasil também já goleou, mas não de 18. O governo progressista de Lula quanto aos novos empregos dá de 18 a 0 no governo paraguaio de FHC.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O DEM quer que o povo se exploda


O DEM, partido do Democratas, onde se concentra o maior número de parlamentares com medidas contra ações que beneficiam maior parte da população, são especialistas em atos antipopulares no país.

Algumas ações do DEM são conhecidas, como ação contra as cotas raciais, contra o PROUNI, contra a legislação trabalhista dos trabalhadores rurais, contra a nacionalização da Petrobras, a favor do fator previdenciário, entre outras.

E ainda muitos integrantes de seu quadro são grileiros de terras de lavradores e proprietários de grande áreas improdutivas entre eles destaca-se a senadora e presidente da CNA, Confederação Nacional da Agricultura, Kátia Abreu.

Em pesquisa recente da CNA apontou que menos de 1% das propriedades rurais no país cumprem a legislação trabalhista com seus empregados, os lavradores e camponeses, em outras palavras é trabalho escravo mesmo.

A mais recente agressão às classes menos favorecidas veio a tona, durante o mandato de seu único governador, José Roberto Arruda, desviou R$ 1 milhão do principal programa social da gestão do presidente Lula, o Bolsa Família, segundo auditoria do governo federal.

Entre 2008 e 2009, o Ministério do Desenvolvimento Social repassou R$ 1,4 milhão para que o governo do Distrito Federal administrasse o programa em seu território, mas ao menos R$ 1 milhão foi usado para construir cercas e alambrados dos prédios da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O valor é suficiente para beneficiar quase mil famílias por um ano e, pelas regras do ministério, ele não poderia ser usado para construir cercas. O desvio foi apontado em auditoria da CGU (Controladoria-Geral da União).

Segundo o órgão, a verba usada na construção dos alambrados era originalmente para financiar o acompanhamento, o cadastro e a fiscalização das famílias beneficiadas pelo programa social.

"Detectamos a aquisição de alambrados para cercar as unidades da secretaria, desvirtuando a finalidade do programa que consiste no apoio à gestão de Bolsa Família", diz o relatório da CGU.

O Distrito Federal tem 71 mil famílias cadastradas no programa --quase 280 mil pessoas ou 10% da população. Em média, o Ministério do Desenvolvimento Social distribui mensalmente R$ 5,8 milhões em benefícios do Bolsa Família na região.

Desde 2008, o governo do DF recebeu do ministério R$ 1,7 milhão para administrar o programa. Foi desse montante que, segundo a CGU, foi retirado o dinheiro para construir as cercas. Ou seja, quase 60% da verba federal foi desviada.

E ainda além de parceiros dos tucanos do PSDB, pleiteam uma vaga na chapa de José Serra, antes do panetogate, Árruda era o favorito, agora a indicada é a senadora "grileira" Kátia Abreu.

E como diz o refrão de um personagem de Chico Anysio, que encena um político com discurso falso e quando está só dispara a frase que o caracteriza, Justo Verissímo e o DEM, querem que o povo se exploda.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Distribuição de renda,30 milhões chegam a classe C


Pela primeira vez na história, a classe C do Brasil, cuja renda familiar é de R$ 1.115 a R$ 4.807 por mês, passou a representar a maior fatia da renda nacional, segundo a Fundação Getulio Vargas.

Já as classes A e B correspondem a 44%. Entre 2003, quando a classe C tinha 37% da renda, e 2008, quase 30 milhões chegaram a este grupo, que soma masi de 91 milhões de brasileiros.

O novo público está mudando o conceito de classe média, padrões de consumo e investimentos das empresas. Essa migração em massa alterou o rumo da divisão historicamente desigual do bolo no Brasil e proporcionou o surgimento de um grupo com características socioculturais próprias. 

Outro levantamento aponta que a classe média brasileira cresceu quase 50% nos últimos cinco anos, segundo a Financeira Cetelem, do grupo francês BNP Paribas. O número de brasileiros pertencentes à classe C passou de 62,7 milhões em 2005 para 92,8 milhões no ano passado.

A maior parte desse crescimento veio das famílias que antes pertenciam às classes D e E: esses dois grupos “encolheram” de 92,9 milhões de pessoas há cinco anos para 66,8 milhões em 2009. A classe A/B, por sua vez, passou de 26,4 milhões para 30,2 milhões de pessoas no mesmo período.

No ano passado, a renda média das famílias brasileiras alcançou o recorde de R$ 1.285,00, alavancada principalmente pelo aumento da renda das classes C e D/E, aponta o estudo. De 2008 para 2009, apenas a renda da classe A/B teve recuo, de R$ 2.582,00 para R$ 2.533,00.

Nas classes C/E, essa renda subiu de R$ 650 para R$ 733. O gasto total das famílias foi o maior desde 2005, alcançando R$ 1.066,25. Isso é distribuição de renda no páis, ainda mais em uma ano em que o mundo registrou a maior crise desde 1929.

 

 A visão do IBGE, baseada no número de salários mínimos, é mais simples e divide em apenas cinco faixas de renda ou classes sociais, conforme a tabela acima válida para este ano (salário mínimo de R$ 510 em 2010).

Todo o dinheiro extra desde então vem sendo investido na aquisição de bens antes inatingíveis. Entre os lares da nova classe média, um terço já conta com aparelho de micro-ondas, 27% ostentam o luxo de ter uma geladeira duplex e 22% exibem um carro na garagem.

Nas famílias em ascensão, uma das prioridades é comer bem e são os emergentes que hoje lideram o consumo de alimentos antes restritos às mesas da alta renda. E tem ainda politicos da oposição que criticam incentivos como o bolsa-família e a economia do governo Lula, dizendo,“O pobre vai usar o dinheiro para comprar TV, geladeira, sofá e outros artigos de luxo

Eles compram 41% de todo o leite longa vida vendido no país, 40% dos derivados de leite e 39% do leite condensado. Seu peso tornou-se tão importante que muitos economistas defendem que foi a elevação do consumo dessa nova classe média que fortaleceu a economia brasileira durante a crise. 

O surgimento da nova classe média figura como um fenômeno social sem precedentes na história do país, e também um desafio sem paralelo para o mundo dos negócios. Por décadas, boa parte das empresas ignorou essa camada da população que hoje chega ao mercado de consumo.

Por esses números históricos da economia brasileira que a oposição ao governo Lula é vazia, sem discurso e muito menos tem um plano ou programa de governo para as eleições que se aproximam. Além do fracasso no passado do Governo de FHC e de seu ministro do planejamento, José Serra, que a maioria da população quer esquecer.

(Fontes: IBGE, Fundação Getúlio Vargas, e Sites de Economia)

quarta-feira, 7 de abril de 2010

General, lugar de encenação é no Teatro Oficina



A rede Globo entrevistou há três dias o general Leônidas Pires, que foi ministro do Exército no governo Sarney e, no regime militar, chefiou o DOI-CODI do Exército, no Rio de Janeiro, de março de 1974 a janeiro de 1977.

O general ficou famoso pela frase que mais usava aos seus comandados, “Não deixe levantar as mãos, mate antes” (veja abaixo), admitiu que houve tortura durante o regime, “Acho que ela, lamentavelmente, ocorreu".

Mas, "para ser uma mancha, ela foi muito aumentada por nossos antagonistas para justificar algumas coisas que eles fizeram e achavam que tinham o direito de fazer”. É sempre assim, não admitem nunca que causaram sofrimento, tortura e morte a centenas de brasileiros.

Uma das reparações da repressão do golpe de 64, entre outras aguardadas, acontece nesta quarta-feira (7), a partir das 14h no Teatro Oficina, o ator e diretor José Celso Martinez Corrêa participa, ao lado de representantes do governo, de um julgamento especial no qual receberá o perdão oficial do Estado, concluindo seu processo de anistia política, cuja tramitação na Justiça dura desde 2002. Vamos ver se a Globo cobre o acontecimento.

José Celso Martinez Corrêa foi abordado por agentes da ditadura militar no dia 22 de maio de 1974. Ele foi encapuzado e levado ao Departamento de Ordem Política e Social (Dops), na capital paulista, onde passaria quase um mês. Durante sua prisão, sofreu tortura e ficou confinado em uma solitária. A motivação da prisão, no entanto, nunca foi revelada.

O diretor foi solto em 17 de junho de 1974 e permaneceu em liberdade condicional, tendo de se apresentar semanalmente ao Dops. Sem nenhuma condição de trabalho no Brasil, a Comunidade Oficina Samba - o antigo grupo Oficina - se organizou ao longo daquele ano e, a partir de setembro, partiu para Portugal.

O exílio durou aproximadamente cinco anos e o grupo trabalhou com teatro e cinema em Lisboa, Moçambique, Paris e Londres. A partir de 1979, Zé Celso e os artistas do Oficina voltaram ao país e iniciaram um movimento de renovação do grupo. Zé Celso declarou em depoimento:

"Por muitos anos, tentei recalcar para poder sobreviver e viver de novo os danos causados pela ditadura no meu corpo, na minha alma, no meu trabalho profissional e no de minha criação, o que vale também para o corpo físico do Teatro Oficina, para sua alma, para os trabalho de todos que se deram, e para a nossa contribuição à criação e à cultura brasileira. Posso afirmar mesmo que a ditadura operou sobre mim e o Oficina, o que Glauber Rocha chamava de assassinato cultural...”

O general e seus enredos teatrais;  ato 1, "Vocês querem por uma lente numa pulga e transformá-la em um elefante":  ato 2, "Grande show, não tem grande show", ato 3, "Onde se dá chocolate não se dá tiro, onde se dá tiro não se dá chocolate:

terça-feira, 6 de abril de 2010

Os lobos e a impressão digital da incompetência


Depois de quase oito anos desdenhando as ações do governo Lula, criticando as ações, dizendo que era continuidade do governo FHC, quando os números mostram que houve uma mudança significativa, em diversas áreas a começar pela geração de emprego com carteira assinada, devendo passar a casa dos dez milhões de novos empregos.

Só este ano espera-se a criação de mais de dois milhões de novos empregos, número que o governo PSDB-PFL (ainda não era DEM) de FHC não atingiu em oito anos de estagnação da economia.

No período de 1996 a 2002 se aconteceu algum aumento de emprego foi fora do país, pois o ministro de planejamento de FHC, o candidato José Serra, foi o maior idealizador da venda das empresas brasileiras que gerou desemprego aqui e criou no país sede das empresas que privatizaram as estatais.

Segundo declarações de FHC foi o ministro José Serra que mais o pressionou para vender a Vale do Rio Doce. Desacreditaram a política internacional do governo Lula, que foi considerado um estadista por diversos países, e até o inédito título do Le Monde.

Diziam que o governo Lula dava certo porque não tinha enfrentado nenhuma crise, e FHC enfrentou três, que resultaram na corrida ao FMI, e causou três quebradeiras ao país. Criticaram o governo Lula quando pagou toda a dívida com o FMI.

No ano passado durante a maior crise mundial desde 29, o Brasil foi um dos poucos países do mundo que acabou o ano com crescimento positivo e ainda com a economia aquecida graças à intervenção do estado, que diminui impostos e aqueceu o mercado.

Isso tudo sem falar no programa do bolsa-família que chamavam de “bolsa-esmola” e que os demotucanos tanto criticavam, e que foi responsável também pelo injeção de dinheiro na economia e ainda do aumento da classe C. Agora dizem que vão ampliar o bolsa-família.

Após tanto tempo criticarem tudo, dizem que vão continuar em caso de vitória nas eleições os programas do governo Lula. A fala é suave como um andar de um carneiro, mas as marcas das patas do lobo ficaram cravadas nos rastros da incompetência e conduta da oposição demotucana.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Os trogloditas impedem um país mais justo

Reproduzo a seguir texto do jornalista Hamilton Octávio de Souza, companheiro de jornadas, e seu editorial da próxima edição da revista "Caros Amigos", nas bancas a partir desta terça-feira.

A direita brasileira continua muito atuante, tem uma agenda própria e articula ataques em várias frentes contra o que pode ameaçar seus interesses. 

O oligopólio da mídia neoliberal-burguesa expressa exatamente o que quer e o que faz a direita, que atua nas instituições públicas, nos poderes da República, nos bastidores da política e da economia. 

A direita cuida especialmente da defesa do capital, das vantagens econômicas do empresariado, dos privilégios patrimoniais das elites e do poder político das oligarquias.

Desde o final do ano passado a direita brasileira cerrou fileiras para enterrar de vez o esclarecimento dos crimes praticados pelo Estado na ditadura militar (1964-1985), em especial o que foi suscitado pelo 3º Programa Nacional dos Direitos Humanos, lançado em dezembro, e que levou o presidente da República a fazer alterações ao gosto dos setores mais reacionários. 

A direita não quer saber de Comissão da Verdade e da Justiça, não quer passar a limpo a história da prisão, tortura, morte e desaparecimento de opositores políticos.A direita ataca as propostas de democracia participativa, tudo o que possa aperfeiçoar o sistema representativo e assegurar ao povo o papel de sujeito da história. 

A direita critica a realização de conferências nacionais que possibilitam a formulação de políticas públicas, assim como as propostas de plebiscitos e referendos para as grandes definições nacionais.

Amarrada aos pontos do Consenso de Washington, mesmo com o fracasso e a crise do neoliberalismo em todo o mundo, notadamente na América Latina, a direita brasileira continua defendendo a privatização de serviços públicos, rodovias, portos, aeroportos, educação e saúde – apesar da péssima prestação de tais serviços pelas empresas privadas.

Ao mesmo tempo rejeita, com muita força, todas as medidas que possam melhorar as condições de vida e trabalho do povo brasileiro. No momento, ataca a redução da jornada de trabalho para 40 horas e a mudança nos critérios das aposentadorias. 

A direita não tem o menor interesse que os trabalhadores conquistem uma vida com dignidade, que as leis trabalhistas sejam cumpridas.

A direita não se importa com a construção de um País mais justo, que assegure igualdade de oportunidade para todos, que amplie direitos, que trate do bem-estar das pessoas antes do lucro e do sucesso das empresas. 

Conhecer mais sobre a direita é identificar quem realmente tem prejudicado o Brasil. E acrescento, mostrar para quem não consegue reconhecer os malefícios da direita para termos uma nação mais justa, é um dever nosso.

domingo, 4 de abril de 2010

Após o Vox Populi, as redações do PIG ficaram vazias


O jornalismo de esgoto esconde o resultado da pesquisa do Instituto Vox Populi divulgada ontem à noite, como podem notar as redações que são bem parecidas ficaram vazias. Os integrantes do PIG não noticiaram o resultado que mostra José Serra estacionado nos 34%, o mesmo porcentual conferido há dois meses.

E pela terceira pesquisa dos últimos quatro meses aponta que mais uma vez a candidata Dilma Rousseff cresceu cinco pontos de janeiro a março. E 13 pontos em relação à pesquisa de novembro. Como a margem de erro é de 2,2%, para mais ou para menos, pode-se considerar um empate técnico.

O resultado do Vox Populi coloca em dúvida com a tendência apontada pelo Datafolha em 27 de março, quando o instituto da família "Entre em Frias" atribuiu um estranho crescimento de nove pontos ao candidato demotucano, chegando a 36%, enquanto Dilma oscilava negativamente, de 28% para 27%.

O fato coloca em questão a credibilidade das pesquisas realizadas pelos institutos, principalmente aos ligados a empresas que declaradamente ou veladamente apóiam José Serra, como é o caso do Datafolha de propriedade da Folha de S.Paulo, e também do IBOPE de grande ligação com o grupo das empresas Globo

sábado, 3 de abril de 2010

População malha a chapa completa


Está enganado quem pensa que o povo não pensa e não sabe das coisas, prova que os malhadores do sábado de aleluia para não ter o risco do vice assumir o lugar do candidato a presidência encerraram o caso.
A população que participa da tradicional festa da "Malhação do Judas" na rua Lavapés no bairro do Cambuci, em São Paulo, resolveram acabar logo com essa possibilidade da famosa dupla candidata demotucana, José Serra (PSDB) e Arruda (DEM).

O povo sabe das coisas, a promoção foi diferente da que José Serra propôs em Brasília, "Vote num careca e ganhe dois", o pessoal resolveu garantir e não correr risco, "Malhem os dois carecas e fiquem sem nenhum".

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Os amigos de Serra e inimigos do povo

 
Nós todos já sabíamos que a candidatura Demotucana não tem projeto para o país, que a oposição ao governo Lula se arrasta e vive a procura de factóides para poder ganhar holofotes e aparecer um pouco na mídia, principalmente para os integrantes da verdadeira oposição ao governo, a mídia golpista do PIG.

O discurso das lideranças da oposição serve de inspiração para os blogueiros, da imprensa bem intencionada e descompromissada com os cartéis da mídia alienada e submissa. Que não precisam ser contratados como estão fazendo os tucanos contratando pessoas para escrever na imprensa, nos blogues, na internet.

Os debates hoje de integrantes do governo Lula é com a oposição, não a oposição fomada pela bancada Demotucana e sim com a oposição escrita ou televisiva, comandadas pelos abutres da mídia.

Lembrando a famosa frase "nada se cria, tudo se cópia", os simpatizantes da candidatura Serra colocaram na internet o site “amigos de Serra", surrupiando a idéia dos já existentes,  Amigos do presidente Lula e também o site Amigos da presidente Dilma. Como são vazios e sem inspiração sugiro que os demotucanos mudem o nome para a "Turma de Serra", combina mais.

Tem de tudo na turma dos amigos de Serra, e podem até pleitear um ministério, caso os leitores estejam com saudades da era do atraso do governo FHC, pois são todos da mesma turma que se vendeu para criar a lei que permitiu FHC se reeleger, em 1998. O governo entreguista dos demotucanos de 1994 a 2002.

A turma que vendeu empresas estatais a preço de banana, que criou o fator previdenciário , banco de horas que é muito utilizado para não pagar hora-extra ao trabalhador, que são contra as 40 horas semanais de trabalho, que são contra a ditribuição de renda, que são contra as cotas raciais nas universidades, contra a legislação trabalhista dos trabalhadores rurais.

E tem também os que são contra as bolsas para estudantes de baixa renda, contra a nacionalização da Petrobras, contra o Pré-Sal, que acusam os negros brasileiros no passado de incentivarem o comércio de escravo, contra a reforma agrária, que acham que houve estupro consentido das mulheres negras para com seus patrões, como se isso fosse possível e outros absurdos.

 Esperar o que de quem não tem discurso, uma oposição frouxa e flagrada constantemente de boca aberta, a cada resultado de pesquisa que apura a popularidade do presidente Lula, quando ouvem que está acima dos 80% então, o que se vê, são olhos saltados e as caras de espanto.

Esses posicionamentos e condutas políticas são as características da oposição ao governo Lula, contra o presidente mais popular da história, a chamada de turma dos sete, pois todas as pesquisas sobre a aprovação do governo Lula só 7% o reprovam e o consideram péssimo, e são os integrantes da turma de Serra, ou melhor, dos Amigos de Serra e Inimigos do Povo.