quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Lula, o Capitão da América



Começa a tomar corpo a nova comunidade internacional latina e dos países caribenhos, que vai reunir 33 nações da região formalizando um novo grupo de forças continental e de representatividade política e de defesa da economia da região no mundo.
Os líderes da América latina e do Caribe reunidos durante dois dias no balneário de Playa del Carmen, no Caribe mexicano, aprovaram dez declarações, entre as quais se destaca a criação do novo organismo "como um espaço regional próprio que una a todos os estados".
O presidente Lula foi indicado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, como possível candidato a ser o líder para comandar o destino e instalação da nova ordem econômica e social do extremo sul e da região central das Américas.
A justificativa da indicação de Lula foi inspirada no destaque que vários países deram ao presidente brasileiro, como estadista do ano, entre outros.
A intenção é que esta entidade, Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, que pretende reunir 33 países da região, que deve estar totalmente formada nas cúpulas da Venezuela (2011) ou do Chile (2012), assuma o 'patrimônio' do Grupo do Rio e da Cúpula da América Latina e do Caribe (CALC). (Fonte:Agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário