segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Conversando no Jardim


A infeliz cidade
A cidade de São Paulo tem mais de 11 milhões de pessoas e dois de cada três moradores se pudessem deixariam a cidade, se tivessem condições. De acordo com o levantamento, quase 60% da população de São Paulo mudaria sua residência se tivesse oportunidade, conforme pesquisa do Movimento Nossa São Paulo.
A insegurança 
Com base no estudo, os paulistanos concedem o conceito médio de 4,8, máximo seria 10, para a qualidade de vida e 87% consideram a cidade um lugar inseguro.Quase 65% têm como principal medo o assalto, enquanto sair de noite é o temor de 26%. 11% tem medo das torcidas organizadas de futebol.
O trânsito gera estresse
Perder mais de duas horas e meia em média é outro dado que atormenta quem mora na cidade e se locomove para trabalhar ou estudar. O medo de acidentes também registra um número significativo e de temor, para 18% o pior é o trânsito, para 13% os atropelamentos.
Transporte Público
O transporte coletivo também foi alvo de críticas. 74% dos entrevistados foram unânimes em atestar como péssima a pontualidade dos ônibus. Na locomoção sobre trilhos, a sensação coletiva também não é das melhores. Cerca de 80% das pessoas acham insuficiente o tamanho da malha de metrô - e somente 13% estão felizes com a quantidade de estações em seu bairro.
Saúde Pública
No estudo, que entrevistou 1.512 pessoas entre os dias 2 e 16 do dezembro, também foram avaliados os serviços de saúde pública. Conforme o levantamento, o tempo médio de espera por uma consulta médica é de 65 dias. Exames, a espera média atinge 77 dias e para cirurgias ou procedimentos complexos é preciso esperar 162 dias. Mas 21% dos entrevistados disseram que a espera superou um ano no caso da realização de cirurgias.
Pouco que comemorar
A pesquisa foi feita em dezembro um mês antes de comemorar o 456º aniversário da cidade, e com uma agravante as condições climáticas, os constantes alagamentos aumentaram o receio das pessoas para saírem de casa, seja para trabalhar ou até por lazer,  que só nos últimos 40 dias registrou quatro dias de caos total, levando inúmeros trabalhadores a perder o dia de serviço.
Cultura nem pensar
Os paulistanos também estão insatisfeitos com a proximidade de teatros (73%), centros culturais (69%) e bibliotecas públicas (67%); e com a frequência com que visitam museus e exposições (75%) e participam de atividades culturais (66%).
Esporte e lazer
Os aspectos relacionados ao esporte e ao lazer na vida dos moradores do município na cidade de São Paulo também deixam a desejar, já que tais itens receberam notas médias de satisfação de 4,3 e 4,7, respectivamente.
Alguma acontece no meu coração
Nem quando se atravessa mais a Avenida Ipiranga com São João, o lado mais simbólico do velho centro transformado em música, parece mexer com a nostalgia dos moradores da maior cidade da América do Sul e a quarta maior do mundo.
Enchente agora é em todos os jardins
O descaso do governo estadual que não fez o desassoramento do rios Tietê e Tamanduateí nos anos de 2006, 2007 e só parte do leito em 2008, é a causa de enchentes em diversas regiões e bairros. Também os bairros "mais nobres" como gostam de chamar, ficaram alagados, como o Jardim Paulista, o Jardim América. Antes eram só os mais afastados como o Jardim Romano, Pantanal na zona leste e Jardim Celeste na zona oeste. Jardim dos pobres e também dos ricos.
Não pode atravessar o samba
Dizem os sambistas que o paulistano anda tão depressa que corre o risco de atravessar o samba na avenida. Mais uma ano se passa, o temor de enfrentar alagamentos aumentou e muito, até as fantasias para o próximo carnaval foram vistas boiando nas ruas alagadas na região perto de muitas quadras das escolas de samba.


Um comentário:

  1. Celso, você é mesmo um profeta, essa foto do barco dos bombeiros do dia 18, eu vi hoje no Datena, ao vivo e a cores. Ou será que a coisa se repete?

    ResponderExcluir