quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Blogueiros italianos não podem falar de Berlusconi

E nem dos bunga-bungas patrocinados por ele
Blogueiros italianos marcaram um protesto para esta quinta-feira, em Roma, contra um projeto de lei que os tornaria sujeitos a multas de até 12 mil euros.
A medida, considerada "fascista" por internautas e pela oposição, seria uma maneira de proteger o premier Silvio Berlusconi, que recentemente viu algumas de suas conversas íntimas rodar o mundo após a liberação de transcrições de grampos telefônicos.
A nova lei, que deve ser votada no Parlamento na semana que vem, quer restringir o direito da imprensa italiana de reproduzir escutas de inquéritos criminais. A medida também eleva blogs à categoria de sites de notícias, outro ponto que revoltou internautas, estipulando que qualquer pessoa que se sinta difamada ou caluniada por blogueiros pode reivindicar o direito de resposta. Se o site negar a réplica, poderá ser multado.
Para Paolo Gentiloni, do partido de oposição Democrata, a própria elaboração do projeto de lei já representa um bloqueio a blogs, sites e redes sociais. Este poderá se tornar o maior protesto de internauta contra Berlusconi, mas não será o primeiro. No ano passado, o premier enfureceu muitos ao tentar passar uma proposta similar para cercear liberdades na Internet.
- É um insulto à libertado e à democracia. É uma medida fascista - disse Antonio Di Pietro, líder do partido ex-corrupção Princípios da Itália, sobre o projeto de lei.
No início deste mês, a imprensa italiana deu destaque para a investigação sobre o empresário Giampaolo Tarantini, suspeito de aliciar prostitutas para as famosas festas do premier. Reportagens com transcrições de conversas com Berlusconi rodaram o mundo, entre elas uma ligação em que ele usa termos grosseiros para chamar a chanceler alemã Angela Merkel de gorda e outra em que ele diz ter transado com oito mulheres na mesma noite.

Com O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário