quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Luiza, a classe trabalhadora não te condena



A ex-prefeita de São Paulo foi condenada a pagar R$ 350 mil aos cofres públicos por uma ação ajuizada por Ângelo Gamez Nunes contra Erundina quando ela administrou a capital paulista.

A deputada federal Luiza Erundina está sendo executada judicialmente pela única condenação que obteve durante toda a sua vida política.

Talvez os mais jovens não tenham conhecido o perfil de Erundina, a primeira mulher eleita prefeita de São Paulo em todos os tempos.

Durante sua gestão realizou uma administração popular e democrática, invertendo prioridades e investindo na periferia. Erundina antes de morar na capital paulista foi Integrante das Ligas Camponesas na Paraíba, nas lutas por direitos sociais e liberdade.

Perseguida pela ditadura militar acaba emigrando para São Paulo, em 1971. Na periferia da capital paulista, reencontra o povo nordestino, na mesma situação de pobreza e opressão.

Faz mestrado em Ciências Sociais na Fundação Escola de Sociologia e Política, da Universidade de São Paulo. É uma das fundadoras do PT. Atualmente no PSB. Em 1982, elege-se vereadora. Quatro anos depois, deputada estadual. Em 1988, é eleita prefeita de São Paulo, derrotando Paulo Maluf em eleições concorridas.

Invertendo prioridades e investindo na periferia. Os 52 prefeitos que a antecederam em São Paulo, por exemplo, construíram um total de nove hospitais. No governo Luiza Erundina, a cidade ganha seis novos hospitais, sendo dois, o de Ermelino Matarazzo e o de Campo Limpo, hospitais de grande porte.

Encontrei-me em diversas vezes com Luiza Erundina, trabalhando na imprensa, em campanha política, como a de governador em 98, nas municipais de 1988, 2008, e por locais por onde passei em conversa com moradores de diversas comunidades e entidades sociais sempre falam de Erundina com muito respeito e consideração.

Há 20 anos,em 1989, a então prefeita declarou apoio à greve geral deflagrada pelos trabalhadores. A ação impetrada foi julgada e quer que Erundina devolva o dinheiro que a Prefeitura utilizou com publicações impressas em que ela se posicionou favoravelmente ao movimento dos trabalhadores em greve.

A sentença da 1ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo considerou que a publicação não atendia ao interesse público e condenou Erundina pessoalmente pela dívida. A sentença é definitiva.

O movimento chamado de "Luiza apoio você", consiste na ação de amigos, admiradores e ex-colegas da relação política, que visam arrecadar dinheiro para cobrir o valor da multa. Quem quiser maiores informações pode obter no escritório de Luiza Erundina (11) 5078-7355

O apartamento da ex-prefeita, único imóvel que possui e seu carro já foram penhorados. Além disso, parte de seu salário de deputada federal também está sendo bloqueado todo mês para cobrir a dívida.

Por ser sempre coerente em toda sua vida pública a ex-prefeita foi multada por ser solidária aos trabalhadores, mas os movimentos sociais, da cidade e do campo, e as entidades representativas das classes trabalhadoras absolvem Luiza Erundina.

Um comentário:

  1. Celso, parabéns por mais esta iniciativa! Vc tem talento!Vá em frente! Ficou ótimaa matéria da Luiza. Bjs

    ResponderExcluir