quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Marcha da UNE protesta contra juros altos

Passeata com milhares de estudantes marchou do Banco Central até o Congresso Nacional, em Brasília, para pedir juros menores e mais recursos para a educação no Brasil.
A caminhada encerrou o movimento "agosto verde e amarelo" da UNE, que contou com manifestações espalhadas pelo Brasil ao longo deste mês.
A concentração começou às 9h no Banco Central, com a lavagem simbólica da entrada. Depois, os estudantes seguiriam em passeata até o Congresso Nacional, onde pretendem se reunir com lideranças partidárias. A Marcha dos Estudantes reuniu cerca de 20 mil universitários.
Nas manifestações, pediu-se que o governo dedique 10% do Produto Interno Bruto (PIB) a investimentos em educação, além de dedicar 50% do Fundo Social que será municiado de recursos da exploração do pré-sal, entre outras demandas.
A manifestação, organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), contou com Camila Vallejo, presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECh), que ganhou notoriedade nos últimos meses em protestos de universitários do país contra o governo federal.
A organização da passeata teve apoio das centrais sindicais, a CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil marcou presença durante os atos em frente ao Banco Central e todo o percurso até o Cogresso Nacional.
Após as manifestações, os presidentes da UNE, Daniel Iliescu, e da Federação dos Estudantes do Chile deram entrevista coletiva no hall do Congresso. Eles vão lançar a Jornada Continental de Lutas da Juventude Latino-Americana. Camilla falará também sobre os recentes protestos de estudantes em Santiago, a capital chilena.

Com informações das agências de notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário