quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pesquisa: paulistano fica 30 dias parado no trânsito

Tempo equivalente na somatória em um ano
Aumentou o tempo que os paulistanos perdem diariamente no trânsito da cidade. Segundo pesquisa da Rede Nossa São Paulo e do Ibope, os moradores de São Paulo passam 2h49m diariamente parados em congestionamentos contra 2h42m no ano passado.
Quase 20% dos entrevistados disseram que perdem mais de 4 horas engarrafados todos os dias. Segundo a Rede Nossa São Paulo e o Ibope, isso se deve ao fato de haver mais carros na cidade. De acordo com estimativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 3,8 milhões de carros circulam pelas ruas da capital diariamente. Em 2009, esse número era de 3,5 milhões.
Aumentou também o índice de paulistanos que considera o tráfego péssimo. Chega atualmente a 55% contra 37% do ano passado. O paulistano está mais disposto a usar o transporte público, mas quer que ele seja de qualidade. Entre os entrevistados que disseram ter renda entre 2 e 5 salários mínimos subiu para 62% os que afirmam ter ao menos um carro de passeio. O percentual era de 52% no ano passado.
Um dos representantes da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, cobrou mais atenção e vontade política para resolver o problema.
"A situação é péssima. Se você fizer a conta, o paulistano passa um mês por ano parado no trânsito. Mas nós sabemos como melhorar. Tem que ter vontade política e competência para que as coisas aconteçam", disse Oded.
Ele cobrou também que a Prefeitura faça um plano de mobilidade urbana. Segundo Oded, o orçamento aprovado para o município prevê R$ 15 milhões na elaboração deste plano, que, de acordo com ele, nunca foi realizado.
Outro ponto que chamou a atenção na pesquisa foi o índice de entrevistados que se disseram favoráveis à aplicação de multas para pedestres que desrespeitam a sinalização. Dos entrevistados, 61% disseram que são a favor contra 41% em 2010. O trânsito apareceu como sendo o segundo problema mais grave da capital. No ano passado era o terceiro colocado. De acordo com a pesquisa 43% dos entrevistadores disseram que o tráfego é o pior problema da cidade. O primeiro problema apontado pelos entrevistados é a Saúde e o terceiro a Educação.

Com O Globo

Um comentário:

  1. Povinho merece o prefeito que tem... vota mal, depois fica engarrafado...

    ResponderExcluir