terça-feira, 17 de novembro de 2009

Tenha consciência "brancão"



No dia 20 de novembro de de1695, foi o dia da morte de Zumbi do Palmares, e a data foi escolhida para ser o dia da Consciência negra, o momento a reflexão sobre inserção do negro a sociedade brasileira.

O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro em 1954

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, entre outros.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos, de 2000 para os dias de hoje.

O racismo não deve ser confundido como uma simples discriminação econômica, mas sim como o produtor de um processo consolidado através do tempo de exclusão e interiorização social e econômica.

O aspecto econômico interage com a discriminação étnica tanto numa mão como noutra, e até na contramão. Então, tendemos a pensar assim, julgando que o preconceito limita-se à diferenciação econômica.

Parar de se referir a raça negra com desdém e com visão de ser inferior as outras, não podemos esquecer antes de mais nada, que o país é uma grande miscigenação, formada por brancos, negros e índios.

E não confundir também com as palavras a discriminação, chamar alguém de minha neguinha, é carinhoso, ninguém vai conseguir evitar chamar um amigo de “negão”, não é “brancão”?

Um comentário: