sexta-feira, 10 de junho de 2011

Berlusconi faz reunião de urgência para discutir Battisti

Berlusconi convoca reunião de urgência
O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, disse ter recebido com profundo pesar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de conceder liberdade ao ex-ativista político Cesare Battisti.
Em comunicado, divulgado na página do governo, Berlusconi afirmou que a decisão não considerou as expectativas legítimas dos italianos. O texto do governo italiano de repúdio à decisão da Suprema Corte foi divulgado nesta quarta-feira (8).
O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, disse que o governo italiano estuda recorrer da decisão do STF ao Tribunal Penal Internacional de Haia. O objetivo da Corte de Haia é julgar os indivíduos acusados de crimes graves e não os Estados (países).
A Itália, respeitando a vontade do Supremo Tribunal Federal [do Brasil], prosseguirá sua ação e vai recorrer aos órgãos judiciais competentes para garantir o cumprimento dos acordos internacionais que vinculam os dois países, ligados por laços históricos de amizade e solidariedade, informa o comunicado na página do governo italiano.
O primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, recebeu com profundo pesar a última decisão do Supremo Tribunal Federal do Brasil que confirma a recusa de extradição de Cesare Battisti. A decisão não leva em conta as expectativas legítimas de justiça do povo italiano e, em particular, das famílias das vítimas de Battisti.
O ex-ativista foi libertado na madrugada desta quinta-feira (9), quando deixou o Presídio da Papuda em Brasília, onde estava desde 2007. Ele sinalizou aos advogados que pretende ficar no Brasil e continuar as atividades de escritor.
O alvará de soltura foi expedido pelo presidente do Supremo, Cezar Peluso, logo depois do julgamento, que teve placar de 6 a 3. A expectativa é que os advogados de Battisti entre eles o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh entrem com pedido, no Ministério da Justiça, para a obtenção de visto definitivo, uma vez que o italiano entrou de maneira irregular no Brasil.
Acusado de participar de quatro assassinatos na década de 70, a extradição de Battisti foi pedida pela Itália há quatro anos.

Com Agência Brasil

2 comentários:

  1. Fala sério !!! Esse negócio do italiano Battisti tá virando novela mexicana. Aqui no Brasil aconteceu a ditadura, muitas pessoas foram mortas de um lado e do outro mais ainda. no entanto o episódio está dentro de um contexto histórico. Alguém queria tirar a liberdade de um povo, e o povo reagiu da maneira que pode. Até a nossa presidenta participou da resistência à ditadura. sei lá se ela não matou alguém. E isso num importa. tinha um movimento de repressão e tinha um contra-movimento. A mesma coisa na Itália naquele tempo. O governo querendo reprimir o povo, e o povo defendendo seus direitos como podia. foi por isso que o Battisti matou. E pronto.

    ResponderExcluir
  2. A FRATERNIDADE É VERMELHA!
    WWW.AFRATERNIDADEVERMELHA.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir