domingo, 3 de julho de 2011

Jornalismo cidadão cresce na China

O crescimento da internet na China e a falta de confiança na mídia controlada pelo Estado estão impulsionando o jornalismo cidadão, que vem se desenvolvendo apesar da censura governamental.
Esse crescimento só foi possível graça ao aumento gradual do acesso à internet e à popularização das redes sociais, que ajudam a propagar a distribuição de notícias e opiniões colhidas ou emitidas por usuários.
Notícias relacionadasTuiteiro diz ter atirado sapato no 'pai da censura' chinesa na internet. Presidente do ‘Google chinês’ é o homem mais rico da China continental'Twitter chinês' ajudou a desvendar assassinato de criança, diz polícia.
Em 2007, o portal celebrou 1 bilhão de hits diários, motivados pelo crescente número de blogs registrados, segundo conta o porta-voz da empresa, que é privada e de capital aberto, Wang Yu.
Em 2010, o número de blogs no site, de pessoas físicas e jurídicas, ultrapassou 600 milhões.
Twitter chinês
O serviço de microblog Weibo, que emula o Twitter, recebe 10 milhões de novas contas por mês. Criado pelo Sina, o site tem 140 milhões de usuários e é o maior do país.
Eventos que não apareceriam na mídia tradicional são relatados graças à participação popular. Os chineses usam celulares para publicar o que testemunham, expandindo o fluxo de informação para além dos limites da imprensa oficial.
Para David Bandurski, professor de jornalismo da Universidade de Hong Kong e criador do China Media Project – que estuda a produção de informação na China –, a internet se tornou uma ferramenta de democratização da sociedade.

Com BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário