sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Aldo Rebelo dá esperança à agricultura familiar

O café é plantado no topo da montanha há 100 anos.
Um pequeno cafeicultor da cidade de Serra Negra (Estado de São Paulo), proprietário de uma área de cultura de café que herdou do seu avô, que começou a cultivar essa planta em 1910.
No meio da propriedade corre um córrego onde foram construídas há mais de 60 anos quatro casas de colonos e uma pequena igreja a menos de 30 metros do ribeirão, onde o mato já atingiu as laterais das casas e da igreja sem possibilidade de se proceder qualquer limpeza.
Um pasto bem longe do ribeirão, contudo, foi localizado nesta área um olho d'água que brota do chão e, em vista disso, fui multado pelo antigo DEPRN em R$ 50.000,00, processado criminalmente pelo Ministério Público e a pequena área roçada está embargada.
Sem ter como explorar a pequena propriedade de 50 ha, pois no morro não se pode mais plantar o café; ao lado das casas não se pode roçar porque elas estão há menos de 30 metros do ribeirão e o pasto tem que ficar sujo porque em toda a região, há olho d’água, já que Serra Negra está assentada em rica bacia de água.
Além disso, tem que reservar 20% da pequena propriedade, já comprometida com as APPs para reserva legal.
Em carta dirigida a Aldo Rebelo, o cafeicultor declara: "O único deputado que realmente percebeu o grave equívoco que contém o atual Código Florestal foi o senhor, que inclusive, tem refutado com maestria indagações de despreparados jornalistas e ambientalistas, que nunca plantaram sequer um pé de feijão".
E finaliza a carta dizendo: "Na verdade, transmito essa mensagem para declarar que eu, minha família e meeiros de café, vamos votar no senhor na próxima eleição para Deputado Federal, para que continue na luta pela reforma do Código Florestal que, como várias vezes disse, foi imposto com interesse claro de destruir a agricultura nacional".
Em defesa dos pequenos produtores rurais: "Obrigado por defender essa classe, que até a pouco estava desprotegida e que conta com o seu talento, dedicação e trabalho para reformar esse estatuto que aniquilou quem trabalha no campo".
Esse é apenas um dos vários relatos de todo país das dificuldades que pequenos agricultores encontram para produzir o comida que o brasileiro coloca na mesa do dia a dia, hoje 70% de todo alimento que se produz para a mesa dos lares do país provém da agricultura familiar e de pequenos produtores rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário