segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dilma: "Serra não é o cara, mas tem mil caras"

O resultado do primeiro debate televisivo, na TV Bandeirantes, entre os candidatos à Presidência da República, pode ser visto no semblante dos aliados de José Serra e de Dilma Rousseff. Do lado dos tucanos, cabeças baixas e rostos preocupados. Pelo lado da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, o estusiasmo era claro.Dilma também arrancou risadas da plateia e dos jornalistas no Debate da Band, quando disse que o Serra “não é o cara, mas tem mil caras”. Ele também provocou risos no mesmo público quando comentou que “não havia problemas graves de segurança em São Paulo”.
Para o governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, não restou dúvida que Dilma saiu vitoriosa do debate. “O debate foi excelente porque ambos os candidatos desnudaram sua personalidade política e seus compromissos programáticos. Ficou clara a questão de quem é que tem políticas sociais, qual é a postura sobre as privatizações. E o que eu fiz no verão passado. Ou seja, o que a Dilma fez nos últimos oitos anos e o que o Serra fez. Isso ajuda o eleitor a se definir”, analisou.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, deu ainda mais motivos para a vitória da candidata. “Ela ganhou porque o debate permitiu que os dois candidatos entrassem naquilo que os diferenciavam.
Pela primeira vez nessa campanha no segundo turno pudemos debater qual é o projeto da Dilma, tanto o balanço de comparação em relação ao governo que ela foi ministra, quanto também o balanço do governo em que o Serra foi ministro”, disse.
Diferenças de projetos
O coordenador do programa de governo da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Marco Aurélio Garcia, disse que Dilma soube delimitar os campos e os projetos no primeiro debate do primeiro turno e Serra ficou sem dar muitas respostas.
“Foi muito bom o desempenho da candidata Dilma Rousseff. Acho que cumpriu o que se espera de um debate de segundo turno. Demarcar claramente que há dois campos, evitar questões secundárias com as quais se pretendia embaralhar as cartas e chamar concretamente o candidato Serra a se definir", afirmou.
Segundo Garcia, o candidatdo tucano "gosta de se apresentar tão seguro, muitas vezes tão arrogante, mas foi obrigado a sair um pouco da sua toca e dizer a que veio. E na maioria das vezes não disse”.

2 comentários:

  1. A Dilma mostrou coragem e pulso firme neste debate. O José Serra, que não é de todo ruim, foi mal - pareceu bastante cínico - A tendência é a Dilma ampliar a vantagem. Está clara a mensagem de um governo com olhar social por parte da Dilma, enquanto isso há uma enxurrada de promessas claramente eleitoreiras do Serra acompanhadas de sorrateiros ataques. A Dilma deveria perguntar se o Serra sabe como se pega a gripe suína ou o que ele acha da produção independente da Xuxa que resultou na Sasha.

    Pergunta que não quer calar 1: O Serra - que já foi ministro da saúde - sabe como se pega a gripe suína?

    Pergunta que não quer calar 2: O que o José Serra acha da produção independente da Xuxa que resultou na Sasha?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o debate de ontem!
    Dilma mostrou quem é e a que veio: é preparada, altiva, guerreira, uma mulher que se sabe honesta, íntegra, inteira.
    Dormi tranquila. Desde o primeiro turno não me sentia assim: estava preocupada com a boataria, as calúnias. Mas ontem não, ontem ela lavou a alma de quem acredita no Governo Lula e no Governo que ela fará!

    ResponderExcluir