segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia da Mulher, hoje e todos os dias

A mulher do campo
A mulher que contribui para a agricultura familiar que é hoje responsável pela produção de 60% de todos os alimentos consumidos no país, como é o caso do feijão em que mais de 70% é produzido pela famílias que tem como atividade agrícola a unica alternativa de sobrevivência e de vida.
O Brasil passou o Canadá e hoje é o 3º maior exportador de produtos agrícolas do mundo. Entre 2000 e 2009, o País já havia deixado para trás Austrália e China. Hoje, apenas Estados Unidos e União Europeia vendem mais alimentos no planeta que os agricultores e pecuaristas brasileiros.


A mulher da cidade 
Além da situação desigual no mercado de trabalho, as mulheres trabalham cinco horas a mais por semana do que os homens, considerando as tarefas domésticas, que são inúmeras e exigem muita dedicação. 
A jornada semanal média no mercado de trabalho é de 34,8 horas semanas para a mulher e 42,7 horas semanais para o homem. Quando considerados os afazeres domésticos, a carga de trabalho feminina passa para 57,1 horas semanais contra 52,3 horas semanais dos homens.


Todas as mulheres
Hoje é o dia de todas, as mulheres da cidade e as mulheres do campo, as casadas ou as solteiras, de todos os tipos, de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, ou de poucos, do tipo atrevida, do tipo acanhada, do tipo vivida, mulheres cabeça e mulheres desequilibradas, mulheres confusas, e também as de guerra e as de paz.



Mais Mulheres
Hoje nós não só estamos acompanhando a conquista da mulher no mercado de trabalho, sabemos que mais de 35% dos lares tem a mulher como cabeça e chefe de família, e também torcemos para elas, e quem sabe até tenhamos em futuro bem próximo mais mulheres no poder.

Mulher Brasileira em 1º lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário