quinta-feira, 4 de março de 2010

Se a juventude que essa brisa canta

Todos daquela geração lembram do nome artístico, Johnny Alf, mas o de batismo poucos sabiam, Alfredo José da Silva, nascido no Rio de janeiro em 1929. Seu pai faleceu com Johnny tinha apenas 3 anos e foi sua mãe que era doméstica o criou sozinha. Aos 9 anos começou a aprender a tocar piano e clássico.
Tinha um conjunto formado por amigos jovens como ele, aos 15 anos, e tocavam em Vila Izabel, logo após apresentaram o jovem pianista ao Instituto Brasil - Estados Unidos, que acabou influenciando na sua formação artística.
Um dos integrantes uma cantora do grupo sugeriu ao Alfredo José usar o nome Johnny Alf, e assim ficou conhecido por todos e foi um dos precursores da Bossa Nova, o movimento da musica popular brasileira que ficou conhecido nas décadas de 60 e 70.
Depois de um tempo ficou radicado em São Paulo onde tocou em muitas casas noturnas e também foi autor de muitas músicas e arranjos ao lado de Dick Farney, João Gilberto, Chico Buarque, Roberto Menescal e Leny Andrade. Leny era uma das grandes interpretes de Johnny Alf, cantora brasileira que fez muito sucesso nos EUA, mais que no Brasil.
Veja um vídeo com uma das últimas apresentação quando sua doença começou a dar sinais da gravidade. Johnny Alf, e a música de sua autoria e um dos maiores sucessos, "Eu e a Brisa".
http://www.youtube.com/watch?v=stRTgRT2NKY

Nenhum comentário:

Postar um comentário