terça-feira, 1 de junho de 2010

EUA: Acordo com Irã não pode, Israel cometer crime contra a humanidade?

     
Segundo a secretária de Estado Hillary Clinton, existem, a propósito desse episódio, "discordâncias muito sérias" entre Washington e Brasília. Por motivo fácil de entender: o Irã,  não por acaso, e sim devido à postura belicosa e ameaçadora dos aiatolás, não é considerado parceiro confiável pela comunidade ocidental.

Tanto o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, como Hillary reagiram mais ou menos da mesma maneira às negociações de Lula com os aiatolás: se levassem o Irã a adotar, de forma clara e confiável, uma política nuclear pacífica.

Em suma, muitas usinas e nenhuma bomba — parabéns para o brasileiro. Como isso não aconteceu, o Brasil está sendo cúmplice, ingênuo mas voluntário, de ações imprevisíveis de um país governado por fanáticos.

O presidente Lula respondeu à preocupação da secretária de Estado dos EUA e do secretário-geral da ONU acusando-os do feio pecado da inveja: "Nós fizemos o que eles estão tentando fazer há muitos anos e não conseguiram."

No caso do ataque criminoso de Israel ao comboio de navios de ajuda humanitária a faixa de Gaza, os Estados Unidos expressaram lamentação pelo ataque do Exército de Israel à "Frota da Liberdade", um comboio de seis navios que entregariam ajuda humanitária à Gaza, e indicaram que uma investigação deve apurar os detalhes da ação militar.

"Os EUA lamentam profundamente a perda de vidas humanas e o saldo de feridos, e neste momento tentam entender as circunstâncias em que esta tragédia ocorreu", sinalizou o porta-voz da Casa Branca, Bill Burton.

Dizendo-se "preocupada" com a ação, a Casa Branca não condenou o ataque, que qualificou de "incidente" e "tragédia". "Os Estados Unidos lamentam profundamente a perda das vidas e as lesões causadas, e está atualmente trabalhando para compreender as circunstâncias da tragédia", disse o porta-voz da Casa Branca, William Burton.

Dois pesos e duas medidas discordam e duvidam do acordo firmado entre o Brasil, Turquia e Irã, e em mais um crime contra a humanidade cometido por Israel, se dizem preocupados, mas não condenam.

Um comentário:

  1. Hoje a noite, o noticiário da TV deu a entender que os EUA não aceitam uma comissão internacional para investigar o crime israelense. Dizem que as próprias autoridades israelenses é que devem fazê-lo. Enfim, mais claro do que isso.....

    ResponderExcluir