quinta-feira, 3 de junho de 2010

A indústria de boatos e crimes na internet


Os chamados boatos virtuais (ou hoaxes) proliferam cada vez mais na Internet, muitos deles, por sinal, podem ser classificados como puro lixo eletrônico. Com o crescimento da Rede rumo à maturidade, talvez fosse razoável esperar uma diminuição no tráfego dos boatos infundados.

Porém, todos os dias novos internautas (os chamados newbies) começam a navegar e a descobrir novas maneiras de se divertir. E assim, boatos antigos ressurgem com a mesma ou maior intensidade que da primeira vez.

No período eleitoral começam a surgir novos tipos de hoaxes, cuja definição ao pé da letra quer dizer, "embuste" numa tradução literal, ou farsa, e pela origem e conteúdo dos e-mails com fatos e histórias falsas dá para saber da onde partiu.

A mais recente é que o Congresso pretende acabar com o 13º salário, isso fez com que o DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar alerte em informação publicada em seu site, para a volta de divulgação pela Internet de e-mails apócrifos.

Trata-se de mensagem eletrônica que diz que foi aprovado na Câmara dos Deputados o fim do 13º salário. A “mensagem é falsa e veiculada em períodos pré-eleitorais, a fim de desmoralizar o Congresso”, diz o texto. No final de março de 2006, notícias semelhantes foram amplamente divulgadas pela Internet.

O DIAP esclareceu que a proposição que mais se aproximou do tema foi o PL 5.483/01, enviado ao Congresso pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e que tinha por finalidade alterar a CLT, mediante modificação no artigo 618, para permitir a prevalência do negociado sobre o legislado.

Ou seja, o projeto autorizava que a negociação coletiva pudesse reduzir ou eliminar direitos trabalhistas. Mas o projeto de lei que havia sido aprovado na Câmara e aguardava votação conclusiva no Senado, foi retirado de tramitação pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva logo no primeiro ano do primeiro mandato, portanto em 2003.

O projeto, elaborado na gestão do ex-ministro do Trabalho e Emprego de FHC, o ex-deputado e atual senador Francisco Dornelles (PP-RJ), tio de Aécio Neves e cotado a ser o vice em uma possível dobradinha com o candidato José Serra.

A resistência e combate ao projeto na Comissão de Trabalho da Câmara foram grandes e a matéria não foi aprovada na comissão, o que obrigou o presidente da Câmara à época, deputado Aécio Neves (PSDB-MG), a avocar - chamar para si - o projeto para votação diretamente no plenário da Casa.

Entretanto, o presidente Lula, que havia assumido o compromisso de sustar a tramitação do projeto, enviou a Mensagem 78/03, pedindo o arquivamento do PLC 134. Assim, em sessão do dia 10 de abril de 2003, a mensagem foi lida e aprovada pelo plenário do Senado e o projeto definitivamente arquivado. "A "notícia", portanto, é falsa!", reafirma o DIAP.

O deputado Vicentinho (PT-SP) destacou que "se, de fato, houvesse alguma verdade nessa afirmação nós seríamos os primeiros a denunciar, porque somos os defensores dos trabalhadores. Essa é uma tentativa de informação negativa e sem cabimento. Quem está bem informado sabe que não é verdade", disse.

A pergunta que fica e muitos já têm a resposta, "a quem interessa divulgar uma notícia falsa desta, querer desestabilizar o Congresso e o governo Lula"? Quando este exigiu que se retirasse o projeto de Lei que já tinha aprovação da Câmara Federal em 2003 no seu primeiro ano de mandato?

FHC queria aprovar o fim do 13º salário durante seu governo conforme os registros da Câmara Federal e flexibilizar as leis trabalhistas e se não fosse o presidente Lula pedir o arquivamento, aí o boato que corre na internet seria uma verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário