quinta-feira, 17 de junho de 2010

A luta pela democratização da comunicação e mídia alternativa incomodam os políticos que financiam o PIG



Depois do lançamento em maio com o objetivo de contribuir para a democratização dos meios de comunicação e fortalecer as mídias alternativas, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé agora é criado também em Minas Gerais.
A entidade tem como o patrono o sarcástico e pitoresco jornalista Apparicio Torelli um dos precursores da mídia alternativa no Brasil.
Barão de Itararé, como era conhecido, ficou na história pela sua capacidade única de fazer criticas ácidas, irônicas e ao mesmo tempo com forte carga de humor.
Além do jornalismo, Apparicio teve uma destacada participação política na cidade do Rio de Janeiro, sendo eleito vereador pelo Partido Comunista do Brasil com expressiva votação.
Para lançar a entidade em Minas a abertura teve o debate “O PIG está a UTI”, com um dos mais influentes jornalistas do Brasil.
Paulo Henrique Amorim participa da linha de frente da construção da mídia alternativa. Através de seu blog, Amorim disserta sobre a política brasileira com a capacidade crítica e o espírito bonachão que faz lembrar o falecido Barão.
Criador da alcunha “PIG” (Partido da Imprensa Golpista) o jornalista denuncia diariamente o esforço sistemático da grande mídia para desestabilizar o governo de Lula e reavivar o projeto neoliberal.
Para Amorim, o PIG está na UTI. A saúde do Partido Golpista anda abalada pelo sucesso do governo de Lula e pela dificuldade do candidato da coligação PSDB-DEM-PIG em emplacar nas eleições de 2010.
O debate ainda teve a presença do presidente nacional da entidade, Altamiro Borges, referência da luta pela democratização da mídia. Miro em Minas inaugurou o Centro Barão de Itararé no estado.
Para o diretor do sindicato dos jornalistas de Minas Gerais, Kerison Lopes, o lançamento da entidade no estado mais que oportuno é fundamental. “Em Minas vivemos tempos de pouca liberdade e controle político dos meios de comunicação.
A criação do Centro de Estudos Barão de Itararé é recebido pelos mineiros como um importante instrumento para construção de alternativas midiáticas”.
A mídia alternativa e principalmente a Globosfera tem incomodado e muito os integrantes do Partido da Imprensa Golpista e todos os políticos que financiam a mídia golpista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário