quinta-feira, 24 de junho de 2010

No governo Lula a mobilidade social cresce desde 2003


Entende-se por mobilidade social toda a passagem de um indivíduo ou de um grupo de uma posição social para outra, dentro de uma constelação de grupos e de status sociais.
A partir da década de 30, a mobilidade social foi um dos charmes da industrialização brasileira, comparado ao que a China tem hoje.
Na década de 80 e 90 tivemos uma escassez de mobilidade social. Durante os anos noventa (Collor, Itamar, FHC) chegou-se a dizer que era a época que vivíamos no “Brasil de 2/5”, isto é, apenas 2/5 da população teriam efetivo acesso aos direitos sociais e ao emprego formal.
Foi naturalizada a ideia de que a estrutura econômica brasileira era uma pirâmide de base larga e ponta estreita.
A Pnad - Pesquisa Nacional pela Amostra de Domicílios - demonstra que desde 2003 (1º ano de Lula) temos a volta da mobilidade social, e a estrutura social do país já se aproxima do desenho de um barril, com o crescimento de todas as camadas da população e as classes médias maiores. (Ver gráfico acima)
Economista Marcelo Néri, da FGV do Rio de Jnaeiro e integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social previu que até 2014 mais de 68 milhões de brasileiros estarão incorporados à classe média. Veja no vídeo a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário