domingo, 7 de novembro de 2010

Imprensa francesa ignora a presença de Serra

Pela foto, a bolinha de papel deve estar doendo ainda
O candidato derrotado à Presidência pelo PSDB, José Serra, desferiu na quinta-feira, em Biarritz, no sudoeste da França, críticas frontais ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva, ao qual chamou de populista e "de direita" em seu primeiro compromisso político internacional após a derrota nas eleições no domingo.
Quando reclamou da política externa e da aproximação com o Irã, ouviu de um membro mexicano da plateia: "Por que não se cala?"
Outro brasileiro ilustre, o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, também estava presente no fórum, mas se retirou antes do discurso de Serra.
Aberto na quinta-feira e encerrado na sexta-feira no País Basco, fronteira com a Espanha, o 11.º Fórum de Biarritz - União Europeia-América Latina visava a discutir as relações políticas, econômicas e sociais entre os dois continentes.
O evento não contou com a presença de chefes de Estado, nem mesmo do presidente da França, Nicolas Sarkozy. Nem a Embaixada do Brasil em Paris enviou representantes. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Os últimos destaques da imprensa francesa sobre o Brasil e brasileiros nos grandes jornais que destacam a vitória de Dilma Rousseff no 2º turno das eleições brasileiras.


Dilma Rousseff, première femme présidente du Brésil
O presidente Nicolas Sarkozy na noite passada enviou seu "mais calorosas felicitações" a Sra. Dilma Rousseff pela sua eleição como presidente do Brasil, que "comprova" a ele "o reconhecimento do povo brasileiro pelo extraordinário trabalho que tem feito com Presidente Lula do Brasil para um moderno e mais justo. "
Em uma mensagem divulgada pelo Palácio do Eliseu imediatamente após o anúncio dos resultados eleitorais no Brasil, o líder do governo francês prevê que "a França e Brasil compartilham valores comuns e uma visão comum do mundo". Os dois países são particularmente "convencido de que é urgente lutar contra as alterações climáticas" e "acreditam no multilateralismo renovado para manter o mundo multipolar, tendo em conta as realidades do século XXI". (Le Figaro)


Large succès électoral pour Dilma Rousseff, la première femme à diriger le Brésil
Pela primeira vez na sua história, o Brasil vai em breve ser governado por uma mulher. Dilma Rousseff, 62 anos, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleito domingo, 31 de outubro o 40 º presidente do país desde o advento da República em 1889.
Com 56% dos votos contra 44% do seu adversário, ele superou significativamente o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), José Serra, 68. Uma diferença de 12 milhões de votos. Ela prevalece em todo o país, exceto nos três estados do sul. Rousseff assumirá o cargo por quatro anos em 01 de janeiro de 2011. (Le Monde)


Um comentário:

  1. E cadê a arrogância do pavão tucano?

    Ele não disse que era trololó não?

    ResponderExcluir