quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A mentira: São Paulo um estado cada vez melhor

Bairros de São Paulo e do ABC atingidos por um blecaute nesta quinta-feira (18) tiveram a energia restabelecida às 20h08, segundo a Eletropaulo. O rompimento de um cabo de uma linha de transmissão provocou a falta de luz, que começou no fim da tarde.
De braços cruzados, o comerciante Gil Vicente Ferreira, dono de uma frutaria na Rua Domingos de Morais, na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, pensava em fechar a loja mais cedo. A região foi afetada pela falta de energia elétrica. “Normalmente, eu fecho umas 22h. Agora, só estou esperando escurecer de vez”, afirmou ele, por volta das 19h30.
Ferreira temia perder mercadorias caso o blecaute permanecesse pela madrugada. “Se amanhecesse sem luz, ia estragar o sorvete na geladeira. Para o comerciante, é um prejuízo”, afirmou. Em uma loja de departamentos na mesma rua, o gerente Reinaldo Vinícius tentava baixar as pesadas portas de ferro de forma manual, puxando as correntes. Segundo ele, o estabelecimento teve de fechar mais cedo.
"Nessa época de Natal, estamos fechando às 22h. Agora, vamos encerrar às 20h", contou o gerente. A loja ainda estava cheia por volta das 19h30 e os funcionários usavam lanternas para facilitar o trabalho. "Os caixas estão totalmente na forma manual e extremamente lentos. Os clientes ficam incomodados e acabam deixando as compras para depois."
Semáforos ficaram apagados na Vila Mariana
O dono de um bar parou de servir lanche porque não tinha chapa. "Só posso oferecer bebida. E sem gelo", contou Fernando Zhang. Nos quiosques e lanchonetes do bairro, luzes apagadas e comida fria.
Com os semáforos apagados, o trânsito na região ficou pior. Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) tentavam controlar o fluxo de veículos nos cruzamentos do bairro. "Dá um certo trabalhinho. Nem sou dessa área, mas fui deslocado para cá", disse um funcionário da CET, que não quis se identificar.
À noite, os comerciantes ainda calculavam os prejuízos com a falta de luz. Os bairros atingidos na capital foram Cambuci, Vila Mariana, Ipiranga, São João Clímaco e Mooca. O Centro de São Bernardo do Campo e o bairro Jardim Bom Pastor, em Santo André, também foram afetados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário