quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Nelson Jobim, o ex-tucano que virou um papagaio

Não existe no país e na classe política algum nome que possa substituir o ministro Nelson Jobim? Por que ele é imprescindível?
Nelson Jobim, ministro da Defesa do Brasil, foi pego servindo de informante da Embaixada dos Estados Unidos. Isso depois de Lula ter consolidado, à custa de enorme esforço do Itamaraty e da diplomacia brasileira, uma imagem internacional independente e corajosa, justamente em contraponto à política anterior, formalizada no governo FHC, de absoluta subserviência aos interesses dos EUA.
“Foi preciso oito anos para o país se livrar da imagem infame do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer tirando os sapatos no aeroporto de Miami, em dezembro de 2002, para ser revistado por seguranças americanos.
O ministro da Defesa, que veio do ninho tucano e era amigo pessoal de FHC (a cujo governo serviu) e de José Serra, ficou mal outra vez. O ministro desmentiu o Wikileaks, mas foi o primeiro a tomar tal atitude, pois nem mesmo as autoridades norte-americanas negaram a autenticidade dos documentos divulgados pelo site.
Jobim está no centro da farsa que derrubou o delegado Paulo Lacerda da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), acusado de grampear o ministro Gilmar Mendes, do STF. Jobim apresentou a Lula provas falsas da existência de equipamentos de escutas que teriam sido usados por Lacerda para investigar Mendes. Foi desmentido pelo Exército.
Em seguida, Jobim deu guarida aos comandantes das forças armadas e ameaçou renunciar ao cargo junto com eles caso o governo mantivesse no texto do Plano Nacional de Direitos Humanos a ideia (!) da instalação da Comissão da Verdade para investigar as torturas e os assassinatos durante a ditadura militar.
Por que Nelson Jobim tem que continuar no Ministério da Defesa, se nem da cota do PMDB é, qual será o seu grande avalista, o presidente Lula ou as forças armadas? E a pergunta sem resposta que não quer calar, "Será que ele votou para presidente no número 13 da candidata Dilma?"


Um comentário:

  1. FORA JOBIN! Essa deve ser a campanha dos sites que apoiaram a Dilma. Vamos libertá-la desse fdp.

    ResponderExcluir