sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Presidente Lula tem aprovação de 87% da população

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem aprovação de 87% da população, a maior registrada até agora, ao fim dos seus oito anos de mandato. É o que constatou pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice de brasileiros que aprovam o governo é de 80% e o dos que confiam no presidente é recorde: 81%. No Nordeste, o percentual de aprovação de Lula ao final dos oito anos de mandato bateu nos 95%.
Entre as pessoas ouvidas, 62% acham que a presidenta eleita, Dilma Rousseff, fará um governo ótimo ou bom. Na comparação com o governo Lula, 18% consideram que a administração de Dilma será melhor, 58% que será igual e 14% que será pior.
Segurança aprovada - Pela primeira vez, desde março de 2006, o percentual de aprovação da política de segurança pública (49%), superou o de desaprovação (46%). De acordo com o gerente da Unidade de Pesquisa, Avaliação e Desenvolvimento da CNI, Renato da Fonseca, isso pode ser atribuído à atuação das Forças Armadas nas favelas do Rio de Janeiro ocupadas pelo tráfico de drogas.
Além da popularidade do presidente e do governo federal, a política de juros contou com aprovação de 46% da população, o combate à fome e à pobreza teve percentualde 71% e o combate ao desemprego, 66%. Nos três aspectos, os percentuais foram os melhores da série histórica iniciada em 2003.
Saúde é prioridade - O combate à inflação termina o ano com aprovação de 56%. O desempenho do governo Lula na área de impostos foi desaprovado por 51% dos entrevistados e as políticas de saúde pública mereceram aprovação de 54%.
A sondagem também detectou que a saúde é a maior prioridade para os eleitores. Cinquenta e um por cento deles indicaram esta área como fonte de suas preocupações.Na sequência aparecem a educação, com 11%; a segurança pública, com 7%; o combate às drogas e o combate à fome e à pobreza, ambas com 6%; o combate à corrupção, com 5%; e a geração de empregos, com 4%. A pesquisa foi feita entre os dias 4 e 7 de dezembro, com 2002 pessoas, em 140 municípios.

Fonte: Brasília Confidencial com Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário