segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Petrobrax: WikiLeaks e os blogs sujos já sabiam

As petroleiras americanas não queriam a mudança no marco de exploração de petróleo no pré-sal que o governo aprovou no Congresso, e uma delas ouviu do então pré-candidato favorito à Presidência, José Serra (PSDB), a promessa de que a regra seria alterada caso ele vencesse.
É isso que mostra telegrama diplomático dos EUA, de dezembro de 2009, obtido pelo site WikiLeaks (http://www.wikileaks.ch/ ).
A organização teve acesso a milhares de despachos. A Folha e outras seis publicações têm acesso antecipado à divulgação no site do WikiLeaks.
"Deixa esses caras [do PT] fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava... E nós mudaremos de volta", disse Serra a Patricia Pradal, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações com o Governo da petroleira norte-americana Chevron, segundo relato do telegrama.
Um dos responsáveis pelo programa de governo de Serra, o economista Geraldo Biasoto confirmou que a proposta do PSDB previa a reedição do modelo passado."O modelo atual impõe muita responsabilidade e risco à Petrobras", disse Biasoto, responsável pela área de energia do programa. "Havia muito ceticismo quanto à possibilidade de o pré-sal ter exploração razoável com a mudança de marcos regulatórios que foi realizada."
Segundo Biasoto, essa era a opinião de Serra e foi exposta a empresas do setor em diferentes reuniões, sendo uma delas apenas com representantes de petroleiras estrangeiras.
Durante a campanha diversos "blogs sujos" divulgaram as pretensões do então candidato Serra e seu partido o PSDB, Leia aqui e também Leia aqui, Serra e seus seguidores diziam na TV que não iriam privatizar mais nada, muito menos a Petrobras e o Pré-sal, mas esqueceram de que o povo não é mais bobo, como eles pensavam, e que não esqueceram que Serra sempre quis privatizar a Petrobras, e dizia que era quebrada, e não dava lucro, Leia aqui, por essas e outras chamavam os blogues e sites que relembravam suas declarações de que eram os "Blogues sujos".
Serra quando foi governador de São Paulo cometeu mais um ato contra a Petrobras, Leia aqui, a grande verdade é que há 15 anos os tucanos tentam privatizar a Petrobras, Relembre aqui, contra fatos não há argumentos, a Petrobras que dá certo é a do governo Lula que não tem X, Pretrobras não tem X.

*Celso Jardim (com informações da Folha de S.Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário