segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

UNE: militares destruíram a casa dos estudantes

Sede da UNE no Rio de Janeiro destruída pelos militares em 64
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira, do lançamento da pedra fundamental da nova sede da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), na Praia do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro.
A construção abrange um projeto imponente, com assinatura e participação do escritório do arquiteto Oscar Niemeyer, previsão de dois anos de obras e custo avaliado em R$ 44,6 milhões.
O custo da obra será bancado com a indenização que a instituição recebeu da União por ter sido incendiada e destruída pelo regime militar no ano de 1964.
A construção da nova sede da UNE abrange um projeto imponente, com assinatura de Oscar Niemeyer, e previsão de dois anos de obras, consumindo R$ 44,6 milhões. A pedra fundamental do prédio que será erguido na Praia do Flamengo, na zona sul do Rio, será lançada na segunda-feira, 20, pelo presidente Lula. O valor da obra seria ainda maior se Niemeyer não tivesse doado o projeto para a UNE em 2007.
A construção será composta por um prédio principal de 13 andares, uma praça aberta e um anexo, que deve funcionar como anfiteatro. Além dos departamentos administrativos, a sede abrigará um museu do movimento estudantil e centros culturais.
A sede original da UNE havia sido doada à entidade em 1942 pelo presidente Getúlio Vargas. O espaço concentrou campanhas importantes e atividades do movimento estudantil até 1º de abril de 1964, um dia após o golpe militar, quando o prédio foi destruído por um incêndio. Em junho deste ano, o Congresso e a Presidência reconheceram a responsabilidade do Estado pela destruição do prédio, o que garantiu a indenização.

2 comentários:

  1. Prezado Celso
    Os MILICANALHAS só deram prejuízos ao Brasil; econômico, político e social.
    Abraço
    Castor

    ResponderExcluir
  2. Meu bom Celso !!!
    Fiquei feliz pela tua alegria ao receber o TOP BLOG de 2010 !!!
    Mais do que ninguém voce é o nosso melhor representante !!!

    Vim no teu "jardim" pra te convidar a ler o meu post de fim de ano em homenagem a todos os meus melhores amigos dos quais voce...é um deles !!!
    se puder passa lá^
    http://optremdastreze.blogspot.com/2010/12/uma-cancao-se-natal-papai-noel-de.html

    ABRAÇÃO DO TAMANHO DO TOP BLOG MEU "VÉI" !!!

    ResponderExcluir