quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Não deu outra, Serra achava que mineiro é coió

Paulista e com toda a propriedade de neto e sobrinho de mineiros posso dizer que muitos paulistas, ou melhor serristas, ainda acham que todo mineiro é coió, e enganam-se profundamente, basta ver que a história conta a coisa não é bem assim.
Durante muito tempo na política do país a presidência da república vivia da disputa café com leite, ora um paulista, ora um mineiro ocupava a cadeira do Palácio do Catete, quando a capital do país era no Rio de Janeiro. Os rumos começaram a mudar um pouco em 1951 na eleição do gaúcho Getúlio Vargas, e em 1956, quando foram eleitos o mineiro JK e seu vice, o gaúcho João Goulart, na época se votava em vice separadamente.
Os paulistas foram oposição e lideraram pelo seu partido mais forte a UDN o movimento contra o presidente das causas populares e do modernismo, Getúlio Vargas e também de JK e Jango. 
A direitona paulista voltou ao poder quando o grande líder da UDN, Carlos Lacerda, o corvo, lançou a candidatura de Jânio Quadros, o biruta. Jânio Quadros era desconexo e estranho líder paulista que ora condecorava Ché Guevara, o líder dos movimentos sociais da América Latina, ora proibia uso de biquíni (ou melhor, maiô de duas peças) nas praias.
Os paulistas da UDN depois da frustrada, decepcionante e curta permanência de Jânio na presidência, que após 7 meses  renunciou alegando que estava sendo pressionado por "forças ocultas", tão ocultas que até hoje ninguém viu ou conheceu, não desistiram. Não se deram por vencido e depois de 2 anos de Jango na presidência lideraram o movimento que levou ao golpe militar de 64.
Depois de 21 anos voltaram a carga e viram seu maior orgulho, Paulo Maluf, ser derrotado pelo mineiro Tancredo Neves, no colégio eleitoral que elegeu Tancredo para evitar que a tragédia Maluf se espalhasse pelo país. A maioria dos paulistas entrou em outra barca furada, e outra grande decepção da UDN, que já tinha outro nome, PFL, e hoje DEM, com o apoio maciço nas eleições que elegeu Fernando Collor.
Nas eleições de 2006 ficou muita clara a dobradinha eleitoral, não-oficial, em Minas, Lula e Aécio, o voto Lulécio,  e o que os paulistas herdeiros da UDN, os demotucanos mais temem é que se repita agora com o voto, Dilmécio, Dilma para presidente e Aécio para Senador.
Porque o mineiro não tem esse perfil que os conservadores paulistas ainda apontam, de coió, que por definição pode ser, um peixe muito liso, ou um moço sem reação, um boboca, ou coió como se dizia naqueles tempos. Hoje todo mineiro sabe que José Serra jogou contra a realização da convenção para escolher o candidato dos tucanos, Aécio ou Serra.
E se tem uma coisa que mineiro não leva para casa é o desprezo, e não perdoa quem o ofende e debocha do seu jeito de ser, que é bem um pouco do Brasil. E uma virtude que ninguém tira dos mineiros é sua maneira e habilidade de fazer política.
Cuidado José Serra quando alguém despreza mineiro não fica impune, não estranhe se ouvir nas esquinas mineiras perto dos locais de votação, "É, na hora de apertar o botão fui de Dilmécio". Escrevi este em post em março deste ano e não deu outra, Serra pedeu para Dilma em Minas Gerais, repetindo a surra de Alckmin, e aprendeu que miniero é mais esperto do que ele pensa.

2 comentários:

  1. SOU PAULISTA DA DIVISA COM MINAS E APRENDI A ADMIRAR E RESPEITAR ESSE POVO E TAMBEM NÃO GOSTO DA SOBERBA DA ELITE PAULISTA. TENHO CERTEZA QUE O TROCO SERÁ DADO NA ELEIÇÃO DE OUTUBRO E OS TUCANALHAS VERÃO COM QUANTOS PAUS SE FAZ UMA CANOA. DÁ-LHE MINAS GERAIS E DILMA NELES - DILMA NELES - DILMA NELES......

    ResponderExcluir
  2. Mineiro tem política no DNA e a exercita em cada dia das suas vidas. O Serra-trator como todo arrogante paulistano achou que ia enrolar o mineirinho e levou um tiro no pé. Agora vai levar um vice para ajudá-lo a submergir ainda mais rápido. Estou torcendo para ele escolher o ariano Bornhausen (aquele que queria cabar com a raça do PT....).

    ResponderExcluir