sábado, 12 de junho de 2010

PAC moderniza o cenário de uma época de triste lembrança


A recuperação do centro antigo da capital baiana vai receber R$ 627 milhões e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas.
Antes da cerimônia na Praça Thomé de Souza, onde foi montada infraestrutura para receber a população, o presidente Lula visitou o Palácio Rio Branco, ao lado do Elevador Lacerda, totalmente recuperado dentro deste programa de obras dos monumentos históricos.
O presidente ficou bastante impressionado com o trabalho desenvolvido pelos técnicos que resultou na restauração integral no prédio.
No discurso, Lula voltou a lembrar dos jovens ao informar que 176 mil jovens puderam conquistar uma profissão por meio do programa Próximo Passo, destinado a beneficiários do Bolsa Família, e sugeriu aos empresários e prefeitos que contratem esses formandos em suas obras.
O presidente conversou com os barraqueiros que reivindicam montar seus negócios na orla marítima da cidade. Com paciência, o presidente informou que conversou por telefone com a secretária do Patrimônio da União e obteve informação da impossibilidade de qualquer construção física na orla.
Segundo ele, este impedimento é estabelecido pela Constituição federal. Assegurou, porém, que se reunirá na próxima semana para tentar uma solução para a questão.
Depois, o presidente falou sobre a assinatura do decreto de criação de unidades de conservação e parques nacionais na Bahia, lembrando do compromisso assumido pelo Brasil na Conferência Mundial sobre Mudança do Clima (COP-15), realizada em Copenhague (Dinamarca) no final do ano passado, de reduzir em até 80% do desmatamento na Amazônia, bem como a redução de emissão de gás que causa o efeito estufa.
A palavra pelourinho se refere a uma coluna de pedra, localizada normalmente ao centro de uma praça, onde criminosos eram expostos e castigados. No Brasil Colônia era principalmente usado para castigar escravos com chicotadas.
O Pelourinho é o nome de um bairro da capital do estado brasileiro da Bahia, localizada em seu Centro Histórico, que possui um conjunto arquitetônico colonial (barroco português) preservado e integrante do Patrimônio Histórico da UNESCO.
O investimento do PAC no Pelourinho resgata e preserva o cenário onde muitos escravos eram castigados no passado, e recentemente pela maioria da população baiana que sofria com o domínio na política do clã de ACM (Arena, PFL, DEM) voltada para os grupos formados por senhoris, e que o governo da Bahia está se livrando há quatro anos.

Um comentário:

  1. O secretário da Cultura Márcio Meirelles é mentiroso !

    É triste para mim fazer uma constatação desta mas o secretário Márcio Meirelles mente descaradamente sobre o Pelourinho na entrevista concedida a rádio Agecom e publicada no REVISTA Bahia Acontece.
    http://revistabahia.com.br/2010/06/09/marcio-meirelles-fala-da-revitalizacao-do-pelourinho/

    Dentre outras mentiras, a mais descarada é quando ele diz:

    “Com a Conder a gente fez o projeto da Rocinha, um projeto habitacional que também ganhou um prêmio. Tem três centros comunitários, uma cozinha comunitária, uma biblioteca e um estúdio multimídia e uma fábrica de instrumentos. Ali já tem uma vida, já tem um pensamento também de sustentabilidade e inclusive de atividades de formação para a juventude.”

    Gente, não têm nada na Rocinha !

    Existe sim um projeto como tantos outros, mas obra realizada como o secretário deixa transparecer na sua fala, não têm nenhuma ! Nada construido ! Nada !

    Que coisa feia secretário !

    Será que o secretário é adepto da filosofia de que “uma mentira contada mil vezes vira verdade” ?


    BAHIA PRECIOSA

    RUA ORDEM TERCEIRA Nº 9 (ANTIGA RUA INÁCIO ACIOLLY).
    PELOURINHO - SALVADOR - BAHIA - BRAZIL
    CEP: 40026-260

    FONE: 55 - 71 - 3242-5218
    CELULAR: 55 - 71 - 8604-8491
    BLOG: http://bahiapreciosa.blogspot.com
    EMAIL: bahiapreciosa@gmail.com

    ResponderExcluir