quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Check-up das urnas: Serra fala 33

Assim que os resultados finais das eleições 2010  foram divulgados uma série de comentários começaram a se multiplicar nos mais diversos meios de comunicação.
A maioria ressaltando a vitória de Dilma em sua primeira disputa eleitoral, a primeira mulher eleita a Presidente da República, e outros querendo justificar a grande votação do perdedor, José Serra.
A diferença no porcentual de votos entre Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB) no primeiro turno dessa eleição presidencial manteve-se praticamente inalterada no segundo turno. Enquanto na primeira etapa do pleito Dilma obteve um porcentual de votos 14,52% acima de Serra, no dia 31 de outubro a diferença foi de 12,04%.
Dilma Rousseff teve 47.651.434 votos (46,91%), ou seja 14,5 milhões de votos a mais que José Serra (PSDB) com 33.132.283 votos (32,61%). Em terceiro lugar ficou Marina Silva (PV) 19.636.359 votos (19,33%).
No 2º turno Dilma Rousseff obteve 55.752.529 votos (56,05%) precisava de 3 milhões de votos conseguiu mais de 8 milhões de votos do que teve no 1º turno e José Serra PSDB 43.711.388 votos (43,95%), precisava de acrescentar mais de 17 milhões para vencer.
Apesar de a petista Dilma Roussef ter registrado seu maior índice de votação na região nordeste, a eleição presidencial não foi definida nessa região do País. "A eleição foi ganha no Brasil inteiro," dizem analistas.
A tendência de um volume maior de votos no Nordeste a favor da candidata petista já era prevista pela campanha tucana. Para reverter o cenário, era necessário o PSDB captar um volume de votos muito maior no Sudeste, o que não aconteceu.
A diferença no porcentual de votos entre Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB) no primeiro turno dessa eleição presidencial manteve-se praticamente inalterada no segundo turno. Enquanto na primeira etapa do pleito Dilma obteve um porcentual de votos 14,52% acima de Serra, no dia 31 de outubro a diferença foi de 12,04%.
Quem teve 44 milhões de votos tem o direito político e constitucional de pleitear o cargo que bem entender, segundo as regras da democracia e do seu partido, dizem os seguidores de Serra.
A diferença do primeiro para o segundo turno da eleição é que, em vez de seis candidatos, o eleitor escolhe apenas um: o presidente da República.
No primeiro turno, o eleitor vota por exclusão ou para transmitir uma mensagem. Nesta última categoria, por exemplo, estão inseridos os votos de protesto.
Houve também um constrangimento no partido dos tucanos, no entanto, pelo fato de a vantagem de Dilma sobre Serra em Minas ter sido o dobro do esperado, aí começam as especulações, que será o líder da oposição, Serra ou Aécio?
Serra em seu pronunciamento após a constatação da derrota e seus pronunciamentos na França, demonstraram que tucano não aceitou a derrota.
A verdade que os números demonstram é que no 1º turno quando os eleitores tem vários nomes a votar, Serra teve um pouco mais de 33 milhões de votos, aproximadamente 33%, e é esse o seu cacife eleitoral. Serra fala 33.

Um comentário:

  1. Trocando em miúdos, ele tem que ficar com a boca fechada em 66/67% das vezes que abre a mesma. Bom conselho é de que aproveitasse estas ocasiões para comer; se ao abrir a boca poucas são as vezes que sai algo que presta, quem sabe algo que preste saia pelo outro lado em boa parte das vezes.

    ResponderExcluir