sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Petrobras sem X é a que dá certo

A Petrobras arrecadou 120,36 bilhões de reais em sua mega oferta de ações, a maior já realizada no mundo, garantindo recursos para a exploração do pré-sal e assumindo um lugar central no mercado financeiro global.
A petroleira brasileira atraiu forte interesse de investidores de diversos lugares, incluindo fundos soberanos de países na Ásia e no Oriente Médio, segundo uma fonte próxima da operação. A demanda total chegou a 87 bilhões de dólares, ante os 70 bilhões de dólares efetivamente apurados na capitalização, de acordo com o câmbio atual.
É de longe a maior operação do tipo já realizada, ultrapassando a emissão da empresa de telecomunicações japonesa NTT, que movimentou 36,8 bilhões de dólares em 1987 e até agora era considerada a maior oferta de ações do mundo.
O sucesso da capitalização da Petrobras, negócio que se arrastou por meses e que pesou sobre o valor das ações da empresa no mercado neste ano, inaugura um período considerado positivo por analistas para a companhia a partir de agora, já que ela poderá focar sua atenção no desenvolvimento das enormes jazidas na bacia de Santos.
"A expectativa é que, bem ou mal, o fim do processo de capitalização deixa a empresa livre para andar com os fundamentos dela. Esse é o grande alívio", afirmou o analista de uma corretora de grande porte em São Paulo, que pediu para não ser identificado.
A empresa precificou as novas ações ordinárias em 29,65 reais cada, enquanto as preferenciais saíram a 26,30 reais, segundo informações disponíveis no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no final da noite de quinta-feira.
Os preços ficaram ligeiramente abaixo dos registrados pelas ações da empresa já negociadas na Bovespa. Nesta quinta-feira, as ordinárias encerraram a 30,25 reais e as preferenciais a 26,80 reais na bolsa paulista.
Foram vendidos um total de 4,27 bilhões de novas ações, das quais 2,4 bilhões ordinárias, que dão direito a voto, e 1,87 bilhão de preferenciais. Os números indicam que o lote adional foi parcialmente exercido.

Com informações da Reuters Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário