terça-feira, 24 de agosto de 2010

A diferença entre Lula e os demotucanos

A União limitou a compra de terras por estrangeiros. O presidente Lula aprovou parecer da Advocacia-Geral da União que dá nova interpretação para uma lei de 1971, impondo regras para a venda de imóveis rurais a empresas com sede no Brasil controladas por estrangeiros, o que hoje não existe.
Publicadas no "Diário Oficial da União" ontem, as novas regras já estão em vigor.
Além de autorização do Incra para adquirir imóveis rurais, as empresas comandadas pelo capital externo não podem comprar mais de 25% das terras de um município nem fazer aquisições para projetos agrícolas, pecuários e industriais se esses objetivos não estiverem nos estatutos das companhias.
Está proibida ainda a venda de terras de mais de 250 hectares a 5.000 hectares, dependendo do Estado. As empresas estrangeiras perdem assim a igualdade que tinham em relação às empresas de capital nacional.
A AGU justifica a medida dizendo que "a crise de alimentos no mundo e a possibilidade de adoção, em larga escala, do biocombustível são os novos vetores dessa abordagem estratégica da questão da propriedade de terras no Brasil". A decisão de aprovar o parecer, porém, demorou quase dois anos.
O texto -de setembro de 2008- coincide com o início da crise global. Apesar da disposição do governo de controlar a presença estrangeira na Amazônia, avaliou-se que era preciso esperar o melhor momento para impor limites à compra de terras.
Enquanto os demotucanos, FHC, José Serra, Kátia Abreu, entre outros sempre foram favoráveis a não ter limites para a venda de terras a  empresas e investidores estrangeiros, o presidente Lula limita a venda.

Celso Jardim (com informações de Fernanda Odilla)

3 comentários:

  1. Ôrra meu, matou o discurso do Plínio-SOL e CNBB numa tacada só?
    Então, como genuíno paulistano, manda descer um chopps e dois pastél pra comemorar!
    Abs, Sr. Celso Jardim.

    ResponderExcluir
  2. Fala Celso. Foi legal o Encontro de BLogueiros, neh. Ano que vem, tamo lá de novo!

    ResponderExcluir
  3. o genial lula esperou a eleição.

    pra direita entreguista não poder reclamar. gênio.

    celso.. abraço.

    ..

    ResponderExcluir