quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dilma subindo nas pesquisas e Serra em queda livre

A candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, conta com uma vantagem de dez pontos sobre José Serra, do PSDB, segundo uma pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada nesta quinta-feira.
Dilma aparece com 41,6% das intenções de voto, enquanto Serra conta com 31,6%.
Já a candidata pelo PV, Marina Silva, aparece em terceiro lugar, com 8,5% das intenções de voto, enquanto os votos branco, nulos e indecisos chegam a 14,3%.
A pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e foi feita entre 31 de julho e 2 de agosto em 136 municípios brasileiros.
Em uma simulação de um segundo turno entre Dilma e Serra, a petista obteria 48,3%, enquanto o tucano ficaria com 36,6%.
Segundo o presidente da CNT, Clésio Andrade, o bom resultado de Dilma na enquete "se deve ao nível de conhecimento da candidata" entre a opinião pública.
A pesquisa também revelou uma aprovação do Governo Lula de 77,5% dos indagados, enquanto 80,5% aprovam o presidente.
No Nordeste, a vantagem de Dilma é de 37 pontos em relação a Serra. Na região ela é apontada como candidata por 58,4% do eleitorado; Serra por 21,4% e Marina Silva por 5,5%. No Sul, José Serra mantém a liderança com 42,6% da preferência do eleitorado, contra 37,1% de Dilma e 8,6% de Marina.
A variação da preferência entre Dilma e Serra acompanha o índice de aprovação do presidente Lula dividido por regiões, repetindo-se o quadro de 2006, veja aqui o mapa que tira o sono de Serra.
Aprovado positivamente por 77,5% do eleitorado, Lula é avaliado como ótimo por 51,6% da região Nordeste, enquanto apenas 27,5% responderam da mesma forma na região Sul.
No Norte e Centro-Oeste os resultados foram: 38,4% para Dilma; 34,1% para Serra; e 8,9% para Marina. No sudeste, Dilma e Serra tem impacto técnico, apontados por 33,2% e 33,5% do eleitorado respectivamente. Marina tem 10,2% das intenções de voto na região.

Celso Jardim (com informações da Agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário