domingo, 29 de agosto de 2010

Eleitor vê Dilma a mais preparada, Serra só como genérico

Eleitor vê Dilma como a mais preparada. Candidata do PT ultrapassa José Serra na sondagem sobre quem reúne maior número de habilidades para governar. Dilma é tida como mais capacitada para tratar de violência, educação, emprego e economia; tucano lidera na saúde.
Em três meses, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, passou a ser vista pelo eleitorado como a "mais preparada" para governar o país e administrar áreas como educação, economia e segurança. É o que aponta o detalhamento da última pesquisa Datafolha.
O levantamento feito nos dias 23 e 24 deste mês mostra que a exposição da petista gerou mudanças significativas na visão do eleitor. Dilma hoje é considerada "mais preparada" para ser presidente por 42% dos entrevistados, contra 38% de José Serra (PSDB). Na última pesquisa a incluir essa questão, em maio, Serra tinha 45%, ante 29% dela.
Seu desempenho evoluiu no Sudeste (+ 14 pontos), no Nordeste (+ 18 pontos) e entre os mais jovens, de 16 a 24 anos (+ 17 pontos). Ela passou o tucano nos quesitos de melhor nome para combater a violência (38% a 30%), cuidar da educação (41% a 31%), manter a estabilidade econômica (49% a 28%) e lutar contra o desemprego (46% a 28%).
O salto nos índices de Dilma está ligado à TV: 71% dos que acham a propaganda dela melhor a têm como mais habilitada para o cargo. Dilma é avaliada como mais autoritária (37% a 30%), porém mais simpática (37% a 26%) do que Serra.
Para 41% dos eleitores, Serra defenderá mais os ricos, ante 17% de Dilma. Já 45% dizem que ela governará mais para os pobres, contra 20% do tucano.
Serra só leva vantagem (47% a 33%) na saúde, área em que concentra sua propaganda eleitoral e da qual foi ministro no governo FHC, e porque a maioria do eleitorado não sabe que o tucano usa indevidamente a paternidade dos genéricos, que foi criado por Jamil Haddad seis anos antes de Serra ser ministro da saúde.



* Celso Jardim (com informações da Folha de S.Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário