domingo, 30 de janeiro de 2011

Juventude na 7ª Bienal de Arte e Cultura

O 4º Diálogo Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis, que aconteceu no Rio de Janeiro, em conjunto com a 7ª Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), promoveu um debate produtivo a respeito do tema e aprovou uma carta aberta à presidenta Dilma Rousseff.
No documento, as entidades valorizam a organização da juventude para a conquista de direitos e espaços junto ao Estado brasileiro e reconhecem o período dos governos Lula como o de maior avanços institucionais para essa parcela da sociedade. Ao mesmo tempo, a carta apresenta a demanda de que o novo governo permita novas conquistas aos jovens: "tais iniciativas deixaram um importante legado e criaram condições concretas para que esta pauta avance ainda mais no Governo da Presidenta Dilma Rousseff", diz a carta.
O documento lista avanços na área educacional, entendida como política fundamental à juventude, e valoriza a realização da 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude. O chamamento da carta é pela unidade das organizações para lutar pela consolidação das políticas públicas de juventude. Para tanto, apresenta três pautas, dentre as quais "a perspectiva de conferir 'status ministerial' à Secretaria Nacional de Juventude".
A Olimpíada e a Copa do Mundo são citados como momentos de oportunidade para a juventude, assim como as verbas provenientes da exploração do petróleo na camada pré-sal, que precisam ser aproveitados pelas políticas governamentais para dar um salto nos direitos da juventude, e a banda larga é também apresentada como bandeira.

* Ver carta aberta à presidenta Dilma na postagem seguinte

Nenhum comentário:

Postar um comentário