sexta-feira, 16 de abril de 2010

Trabalhadores rurais produzem o que você come


Em janeiro de 2010, o setor de máquinas agrícolas teve um aumento na produção de 25,5% em comparação com o mesmo período de 2009, 48,9% nas vendas internas e 26,3% nas exportações.

O Programa Mais Alimentos (de apoio à agricultura familiar), do governo federal, foi responsável por 80,7% do total de vendas de motocultivadores e tratores de até 78 CV, efetuadas pela indústria em 2009.

Houve, no governo Lula, a criação de uma série de programas de apoio à reforma agrária, como acesso ao microcrédito, incremento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, aumento da eletrificação rural.

Aumentaram os recursos para a agricultura familiar. Nesse sentido, Lula foi menos conservador do que FHC. Os conflitos gerados no campo nos últimos anos foram mais evidentes devido a postura mais democrática do governo Lula.

A discussão sobre a reforma agrária assusta e aguça as oligarquias rurais, que agem por não conhecer o conteúdo da lei da reforma agrária. Quem coloca a comida na mesa do povo brasileiro é a agricultura camponesa e familiar, responsável pela produção de 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 58% do leite, 59% dos suínos e 50% das aves.

O jornal Estado de S. Paulo, que propaga o "ÃO"  e se comporta "INHO" de "pequenINHO" traz matéria que aponta aumento no governo Lula dos conflitos no campo, (928 contra 800 governo FHC) o que aumentou foi o diálogo, e também os investimentos no campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário