segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Mudança no PSDB, de tucano para avestruz

Para tucanos "originais", PSDB deve ser refundado, para não enfiar a cara de vez no buraco. Mário Covas já previa em 1996 o que só agora os dirigentes tucanos enxergam.
O PSDB terá que ser reformulado, independentemente do resultado das eleições. Essa é a opinião consensual de fundadores tucanos ouvidos pela Folha e que seguem filiados ao partido 22 anos depois de seu nascimento.
Ao mesmo tempo em que elogiam José Serra como candidato à Presidência, os ouvidos concordam que o partido perdeu a essência, curtida na social-democracia européia.
Hoje, dos 109 fundadores, apenas Fernando Henrique Cardoso e Pimenta da Veiga, além de Serra, ainda compõem o conselho político nacional do partido.
Existe consenso entre os entrevistados de que a perspectiva de ver seu principal antagonista no cenário político, o PT, chegar a pelo menos 12 anos seguidos no poder é fruto de erros cometidos pelos próprios tucanos.
Mesmo a conquista da Presidência, considerada prematura, com apenas seis anos de fundação, entra na lista de fatores que contribuíram para uma desconfiguração da unidade do partido.
"A experiência de governo contribuiu para agregar muitos novos filiados que já não partilhavam tanto daquela unidade doutrinária e ideológica que embasou a fundação", diz o ex-chefe de gabinete de FHC, José Lucena Dantas, hoje assessor de Tasso Jereissati (PSDB-CE).
O deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB-MG) vê um "envaidecimento" do tucanato ao chegar no poder. "O partido não se preocupou em crescer com seus princípios. Ficou mais aliancista", diz Mosconi, ex-presidente do partido e quatro vezes deputado federal.
Nesse sentido, o PSDB também acabou perdendo, nas palavras de João Gilberto Lucas Coelho, ex-vice-governador do Rio Grande do Sul e por três vezes deputado federal, o "debate ideológico" com o PT.
"O PSDB foi apresentado como símbolo da direita brasileira pelo PT e não conseguiu vencer isso", afirma. O fator popularidade de Lula entra, em parte, na conta de uma oposição feita de forma equivocada, em que êxitos da era FHC foram escondidos. "Nós somos ruins de oposição. A verdade é essa", afirma Mosconi. Lula acabou de vez com a pecha de progressistas dos tucanos.
Na avaliação de Euclides Scalco, ex-secretário-geral da Presidência e um dos expoentes da fundação tucana, em 1988, outro efeito até hoje sentido pelos oito anos de poder foi a ausência de uma militância forte nos Estados.
"Ganhe ou perca, o partido vai ter que se reformular, com base em novas lideranças", afirma Scalco. O ex-presidente da Assembleia Legislativa de SP Luiz Benedicto Máximo cita também a necessidade de definição de "diretrizes claras". "Se não se refundar, vai ficar no marasmo, apenas com lideranças regionais", afirma.
Um obstáculo para esse movimento de "refundação" é outro defeito atual do partido, segundo os tucanos: falta de um debate interno mais aberto. "Não somos muito afeitos a conversar internamente", diz Mosconi.
Mário Covas já dizia,"Essa aliança com o PFL (O DEM de hoje e a UDN de ontem), vai acabar implodindo o partido", não é atoa que o chamavam de "Espanhol", Covas nunca digeriu o início da guinada dos tucanos à direita, em 1996 colocou para fora do governo do Estado toda a bancada do PFL.
Vinte e dois anos depois de sua fundação o PSDB, que logo aos seis anos de vida, em 1994, se coligou com o então PFL, só agora que seus dirigentes perceberam que tem que enfiar a cara de vergonha no buraco por ter coligado com os herdeiros da UDN.

* Celso Jardim (Com FolhaOnLine)

2 comentários:

  1. blogdojosemariacosta

    PSDB PATINA - E FALA EM - "REFUNDAÇÃO"
    Atentai bem..........
    O tucanato, está caindo na real que essa cantilena de dossiê, em nada está ajudando a reverter o quadro eleitoral que se desenhou. Em matéria, no jornal FOLHA DE SÃO PAULO, de domingo (05/09), eles chegam a conclusão, que o partido parou no tempo, comete erros infantis, afastou-se do seu DNA ideológico, transformou-se em um aliancista. Reconhecem que são ruins de oposição, e falam até em refundar o partido.
    A verdade verdadeira é que o PSDB, sempre foi intelectualizado. O PSDB, sempre foi elitista. O PSDB, sempre quis ser o arauto da moralidade publica e não o é. Esta aí o Mensalão Mineiro, que tem em seu DNA, o Senador Eduardo Azeredo. O PSDB, bisbilhotou a Roseana Sarney, quando esta, estava empolgada para ser candidata a presidente da Republica, pelo PFL, ex-Arena, vale lembrar que a Roseana Sarney, não é flor que se cheire, por trás daquele "Chanel Coco", e do sorriso doce de monalisa, está mais de 40 anos de atraso, no meu Maranhão. Mas daí, bisbilhotar o dinheiro da mulher, é o mesmo que bisbilhotar, o Imposto de Renda, da filha do Serra. Mas, dizem os entendidos que chumbo trocado não dói. Certamente quem está sorridente e cossando o bigode, é o velho Coronel Maranhense José Sarney, que chamá-lo de raposa a esta altura da vida politica, é ofender o quadrupeto que adora uma carne de galinha crua.
    Em sua propaganda eleitoral - o PSDB, erra ao deixar o Serra mostrar-se ao lado do Lula, comportando-se assim, ele está chamando todos que estão do lado daqui do vídeo de: tolo, idiota, e desinformado.
    O PSDB erra, quando usa uma linguagem eletizada, para falar com o eleitorado brasileiro, o candidato imagina que está discursando para um público paroquial de uma Academia, que está falando apenas para o Estado de São Paulo.
    O PSDB erra - quando fica a semana inteira na televisão, falando da filha do Serra,alguém imagina em sã consciência, que o povão sabe o que é IMPOSTO DE RENDA ?
    O PSDB erra - quando corta benefícios Sociais, ao povo mais pobres ( Albergue, bilhete do Metrô para desempregados).
    Enquanto o PSDB, fala da filha do Serra, o Lula, diz que o Serra, pediu-lhes para calar os BLOGs, twitters e Internet, e isso assusta o informado e o desinformado.
    Enquanto Serra, esta na TV, fazendo-se de vitima com a família, Lula, invade o Nordeste, e proclama em alto e bom som, que Serra vai: acabar com a BOLSA FAMÍLIA, que vai acabar com o LUZ PARA TODOS, que vai acabar com a APOSENTADORIA DOS PESCADORES, que Serra vai acabar com as UNIVERSIDADES PARA OS POBRES, que o Serra tem RAIVA DE POBRE.
    O que me diz neste momento um garoto nordestino em Pernambuco, de 18 anos de idade: " Lula, é o meu exemplo, gosta dos pobres, veio de baixo e foi lá em cima, não humilha as pessoas, e fala o linguajar que o "cabôcu", entende". Pronto esse garoto me disse tudo.É essa a tradução dos fatos.
    Pergunto aos intelectuais do PSDB.
    Por que se esconde tanto Fernando Henrique Cardoso ? Um homem preparado, que realinhou este País, que aproximou a intelectualidade pensante, que mostrou ao mundo um Brasil bilingue, enfim que cometeu erros como todos os outros cometem. Essa história de que ele não quer se envolver com politica é balela. Então por que apareceu para palpitar, quando estavam todos embanandos para escolher o vice do Serra ? São essas coisas que não cola e o eleitorado, sabe disso. Sim, ele chamou os aposentados de, vagabundos ? Se chamou e, é verdade. Errou. Se chamou peça uma desculpa publica, ainda é tempo. Se não chamou, desminta, diga que não é verdade. Não pode é ficar escondido, ai o TORNEIRO MECÂNICO, deita, rola, solta pipa, e eu acabo acreditando que o Serra, lhes pediu para censurar a Internet.
    LEIA MAIS NO MEU BLOG

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Celso,

    Tenho certeza que você como brasileiro vai entender o meu comentário sobre a matéria acima. Vou resumí-lo em uma única frase:

    Que se dane o PSDB!

    ResponderExcluir