sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O amor por esse povo vence o ódio

A democracia pressupõe liberdade de opinião, de expressão e de manifestação. Essa é a posição da candidata ao Palácio do Planalto pela coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff. Hoje, em mais uma entrevista coletiva, ela ressaltou o quanto é importante a tolerância na política para aceitar posições diferentes.
“Acho que nós não podemos fazer política com ódio. Porque o ódio é que nem droga, você vicia. É fácil entrar e é difícil de sair. Quando em 2002 falaram que o Brasil ia virar um caos e ameaçaram com o medo, nós falamos que a esperança ia vencer o medo. Agora, eu vou falar outra coisa para vocês. A esperança no Brasil e o amor por esse povo vencem o ódio”, afirmou.
Questionada sobre sua posição em relação a um ato de entidades da sociedade civil sobre os meios de comunicação nas eleições, Dilma voltou a demonstrar como está preparada para manter forte a democracia no Brasil.
“Eu quero dizer uma coisa: eu não sou de proibir ato nenhum. Acho que atos a gente tem que conviver com eles. Todos nós. Não tentem que eu desautorize qualquer manifestação, que não vou desautorizar nem perguntas da imprensa e nem qualquer ato”, salientou.
Dilma afirmou que no Brasil a democracia está viva e ativa e não corre riscos. “Não vejo qualquer ameaça à democracia no Brasil. Acho que o Brasil vive um momento democrático. Não é possível a gente julgar que o Brasil tenha qualquer problema na área democrática. Discussões e posicionamentos divergentes são absolutamente característicos de uma democracia”, enfatizou.
Ela lembrou dos tempos em que lutou contra o autoritarismo, quando os estudantes não podiam se manifestar e os trabalhadores não podiam reivindicar melhores salários. E alertou para atitudes que tentam demonizar pessoas.
“Então, vejam que a tolerância é a melhor palavra para relação democrática. As pessoas têm absoluto direito de falar o que querem e você tem o absoluto direito de aceitar ou não. Agora, não dá para demonizar ninguém nesse país. Não se pode fazer isso e não é clima adequado para um país que saiu há mais de 20 anos da ditadura”, comentou.
Questionada sobre os vídeos que têm sido espalhados pelo PSDB na Internet, Dilma voltou a ressaltar que não baixará o nível de sua campanha. “Nossa providência é essa: continuar mantendo o alto nível nessa campanha. Vamos manter o alto nível. Entrar com medida judicial não significa baixar o nível. É se defender. Falo isso com a convicção de que quem utiliza desses expedientes [de baixar o nível do debate] nem o Brasil e nem a história perdoa”, explicou.

Um comentário:

  1. QUANDO JESUS TROUXE AO MUNDO O SEU CÂNTICO DE AMOR,ATRAVÉS DE SEU EVANGELHO, ABALOU TODA A ESTRUTURA DA SOCIEDADE. OS GRANDES E PODEROSOS QUE SE JULGAVAM SUPERIORES AOS MAIS SIMPLES RANGERAM OS DENTES E SÓ SE CONTENTARAM QUANDO VIRAM O MESTRE CRUCIFICADO. MAS A SUA MENSAGEM CONTINUA MAIS VIVA DO QUE NUNCA E OS CRUCIFICADORES OU SÃO ESQUECIDOS OU LEMBRADOS COM PIEDADE.
    NA TERRA,ENQUANTO HOUVER INJUSTIÇAS E SOFREDORES, AQUELES QUE LUTAM PARA O PROGRESSO DA HUMANIDADE E PRINCIPALMENTE PELO INTERESSE DOS MENOS FAVORECIDOS SERÃO VIOLENTAMENTE RECHAÇADOS E CRITICADOS POR AQUELES QUE FAZEM CONTRA O POVO, NÃO FAZEM QUANDO GOVERNAM E AINDA SÃO CONTRA QUEM FAZ ALGUMA COISA.
    SERÁ QUE VAMOS CONTINUAR A AGIR COMO AQUELE RICO QUE NÃO PERMITIA QUE LÁZARO PEGASSE NEM AS SOBRAS DO QUE CAIA DE SUA MESA?
    SERÁ QUE FAZER ALGUMA COISA PARA AS CLASSES MENOS FAVORECIDAS É ALGO TÃO REPUGNANTE QUE PROVOQUE A IRA DE TANTAS PESSOAS?
    O GOVERNO LULA DEMONSTROU SENBIBILIDADE EM RELAÇÃO A ESSAS QUESTÕES, PORQUE JÁ SENTIU NA PELE A CONDIÇÃO DE RETIRANTE. POR ISSO PROMOVEU MEDIDAS PARA DIMINUIR ESSA DESIGUALDADE GRITANTE QUE EXISTIA NO BRASIL.
    ACREDITO QUE O BRASIL CONTINUARÁ CRESCENDO, NÃO SÓ FINANCEIRAMENTE, MAS ESPIRITUALMENTE, PORQUE A TERRA DO CRUZEIRO FOI A ESCOLHIDA PELO MESTRE JESUS PARA IRRADIAR AS LUZES DO EVANGELHO PARA TODO O PLANETA.
    NESSA HORA, EM QUE O POVO ESTÁ DIANTE DE UMA NOVA OPORTUNIDADE DE ESCOLHER OS DIRIGENTES MÁXIMOS DA NAÇÃO, O QUE MENOS PRECISAMOS É DE VIOLÊNCIA, ÓDIO, CALÚNIA OU IRONIA.
    O BRASIL É UM PAÍS LAICO. O ESTADO BRASILEIRO ASSEGURA LIBERDADE DE CRENÇA E DE CONSCIÊNCIA PARA TODOS. PROTEGE OS CULTOS DE TODOS. PORTANTO, TODOS MERECEM RESPEITO. O QUE MAIS IMPORTA NO BRASIL É QUE O POVO É MUITO MAIS SOLIDÁRIO DO QUE NO RESTO DO PLANETA. TEMOS EM NOSSAS FAMÍLIAS PESSOAS DE DIVERSAS CRENÇAS,RAÇAS,CONDIÇÕES SOCIAIS,INTELECTUAIS. AMAMOS A TODOS INDIFERENTEMENTE DA SUA CONDIÇÃO SOCIAL OU POLÍTICA.
    VAMOS PARAR COM ESSAS AGRESSÕES QUE SÓ CAUSAM SENTIMENTOS NEGATIVOS. ENQUANTO FICAMOS ENVOLVIDOS COM ESSAS PICUINHAS, AS INFORMAÇÕES QUE O POVO PRECISA PARA FAZER SUAS ESCOLHAS FICAM ESCONDIDAS. O POVO QUER VIVER EM PAZ, QUER EDUCAÇÃO, SAÚDE, ESCOLA PARA OS FILHOS, QUER SALÁRIOS DIGNOS, QUER TER UM CANTINHO PARA VIVER COM A FAMÍLIA E OS AMIGOS. EM FIM, O POVO QUER DIGNIDADE.....
    QUAL DOS DOIS LADOS SERÁ CAPAZ DE OFERECER ISSSSSSSSSO. FAÇA SUA ESCOLHA EM PAZZZZZZZ.

    ANTONIO
    JUIZ DE FORA-MG

    ResponderExcluir