segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Nem o Pai Ambrósio salva Serra

O candidato José Serra se deu mal no debate de ontem na Rede TV!
Ficou sem jeito para tentar responder uma de suas falcatruas ao querer explorar a imagem do presidente Lula em sua campanha de TV, e passou apertado para responder para a entrevistadora:
Patrícia Zorzan – Candidato, o senhor tem criticado o presidente Lula com frequência, dizendo que ele promoveu o inchaço da máquina pública, o aparelhamento do Estado, que passou a mão na cabeça de políticos acusados de corrupção e que, também, foi contra os direitos humanos quando se aproximou do presidente do Irã e quando criticou os presos políticos de Cuba. Em compensação, o senhor usou a imagem do presidente no horário eleitoral gratuito dizendo que ele era um homem de experiência, de história, fazendo uma clara comparação com a sua própria biografia.
Enfim, na avaliação do senhor, quem é o presidente Lula, um estadista ou um mau presidente?
José Serra – Olha, o Lula é o presidente da República, atualmente. É um personagem muito importante no cenário político e no cenário eleitoral brasileiro. Aliás, ele mesmo se jogou, está se jogando de corpo e alma na eleição. Escolheu uma candidata e está se jogando de corpo e alma na eleição. É um fato político a atuação, a presença do presidente Lula.
Eu não sou – e nunca fui – de ter… Considerar oposição… Eh… Como inimiga, e nem fui, nunca, da estratégia do quanto pior, melhor – que, aliás, sempre foi uma especialidade… eh… do PT, em toda a sua história.
Agora, tem sentido se tem o Lula, normalmente. É um homem que tem experiência…. Eh… É um homem que, que viveu bastante – não é? Que tem história… Eh… Que… Eh… Disputou muitas eleições… Fez-se o paralelo comigo mesmo, que também fiz isso. Eu não fiz um juízo de valor a respeito do Lula. Isso foram cinco segundos… Eh… Exatamente. A partir daí, se criou doutrina de que o Lula tava todo dia no meu programa…
Poderia até estar, se fosse necessário. Mas eu não creio que seria o caso.
No… Ainda mais, a meu respeito… Eh… Eu tenho uma vida que é conhecida, né? Aquilo que eu fiz é conhecido. Eu não preciso que ninguém venha dizer o que eu fiz ou esconder o que eu deixei de fazer. Nenhuma… Eh… Momento da minha vida está guardado ou escondido…
Já a surpresa do evento ficou por conta de Dilma. Impressionou a forma como ela evoluiu. A resposta que deu ao adversário tucano, chamando-o de caluniador, ou quando, convidada por Plínio de Arruda Sampaio a fazer um pacto com ele sobre a Educação, respondeu que se tivesse que fazer algum pacto não seria com o adversário, mas com a população, foram pontos que revelaram um progresso impressionante da petista em relação aos primeiros debates dos quais participou.
Como evidência do grande prejuízo que Serra colheu do debate, basta reproduzir dados veiculados em matéria da Folha de São Paulo de hoje que dão conta do resultado de pesquisa qualitativa feita pela emissora com uma platéia de 25 eleitores indecisos durante o desenrolar do programa.
Dilma começou o debate com quatro eleitores e terminou com dez; Serra, começou com quatro e terminou com três. O que provocou resultado tão ruim para ele pode ter sido a resposta que deu à questão do uso da imagem de Lula em seu programa.
Se o efeito dessa pesquisa qualitativa se reproduzir no eleitorado em geral, não será surpresa se o candidato tucano vier a perder para Marina Silva a segunda colocação no pleito. Até porque, a distância entre eles se reduziu drasticamente, nas últimas semanas.

*Celso Jardim com Blog da Cidadania

Um comentário:

  1. Mais uma vez o Zépedágioserra mentiu no debate da RedeTV para todo o país!Como que vai melhorar a Saúde Pública,se aqui em S.Miguel Arcanjo-SP(180 km da Capital),com prefeito tucano reeleito,mesmo depois de mandar no Estado por mais de 16 anos a Saude Pública regrediu?Não temos Maternidade a mais de 4 anos e não temos Hospital desde maio de 2008!!!!Prioridade na Saúde ele apenas usa no discurso de enganador!!!FORA ZÉmentirososerra!!!

    ResponderExcluir