segunda-feira, 31 de maio de 2010

70% dos alimentos do país são produzidos pela agricultura familiar



O Blog Muito Além do Jardim, fez uma pesquisa entre seus visitantes perguntando "O que você sabe sobre agricultura familiar?". Para contribuir com os que responderam - gostaria de conhecer alguns casos - vejam esse post.

Mais da metade do leite produzido no Brasil sai dos pastos da agricultura familiar. São pequenas propriedades como a de Roni Gweller, no município de Constantina, norte gaúcho. Além dos sete mil litros de leite produzidos por mês, Roni e a mulher, Loreci, plantam milho, trigo, frutas e verduras. Mas o leite é o que paga as contas.

“Não tem nada que dê maior retorno na nossa propriedade hoje que o leite. Ele é carro chefe. O leite que mantém a casa, as despesas, as prestações”, conta o agricultor de 36 anos.

Segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2006, a agricultura familiar emprega 12,3 milhões de brasileiros, o que representa 74% da força de trabalho no campo. E assim como Roni, mais de 3 milhões de agricultores familiares são donos do próprio negócio.

"Eu faço tudo. Eu nem vou poder nominar o que eu faço, porque a gente faz tudo na lavoura. Cada serviço na sua época. Quando é verão, você tem uma coisa para fazer.

Quando é inverno, outra coisa. Na entressafra, que tem menos coisa, nunca pára o serviço para quem tem gado leiteiro. A vaca não espera para amanhã. Tem que tirar o leite duas vezes por dia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário