sábado, 22 de maio de 2010

Não são somente as asas, a causa é o bico do tucano

A saia justa da Folha de S.Paulo ao explicar o crescimento de Dilma Rousseff nas últimas pesquisas e até na manipulada DataFolha, está deixando seus colunistas quase sem imaginação e inspiração para justificar o crescimento de Dilma e a queda de José Serra.

E um dos soldados de Serra de plantão na redação comenta em sua coluna, “Na pesquisa anterior, Serra tinha 42% no cenário sem Ciro. Dilma aparecia com 30%. Nos 35 dias que separam as duas sondagens, Serra perdeu cinco pontos e Dilma ganhou sete.

"Há mais notícias boas para a petista. No levantamento espontâneo (quando o pesquisador não apresenta nenhum nome ao entrevistado), Dilma foi de 13% para 19%. Passou Serra, que tem 14%".

O plantonista da tropa de choque ainda diz, "Pela primeira vez, o índice de rejeição ao tucano é maior que o da petista (27 contra 20). E, de novo pela primeira vez, Dilma aparece numericamente à frente de Serra num hipotético segundo turno (46 a 45), embora haja aqui empate técnico. Há um mês, o placar marcava 50 a 40. A favor de Serra".

E aí vem a conclusão do gênio da imprensa golpista, “O que deduzir disso tudo? Talvez o mais óbvio: Dilma se beneficiou muito da exposição ao lado de Lula no programa de TV do PT, exibido em horário nobre no último dia 13.

Foi a primeira vez que o presidente mostrou em rede nacional qual pode ser o seu papel na disputa. Mostrando que Dilma é competente.

Lula apresentou Dilma aos espectadores, elencando suas supostas qualidades, fazendo dela uma protagonista dos êxitos do seu governo. Ocorre que ele tem 76% de aprovação popular (bom/ótimo).

E concluiu: "Simbolicamente, Lula pegou Dilma no colo e a embalou diante das câmeras. Dizendo que Dilma cresce nas asas de Lula".

Será que ele não vê os dois lados, sabemos que não. Em vez de dizer que Dilma cresce sob as asas de Lula, e não enxergar que Serra caí a semanas por causa de suas declarações, quando abre a boca diante dos microfones e agride jornalistas, não tem coerência, não tem alternativa que se contraponha ao quadro atual de crescimento do país.

O plantonista da Falha de S.Paulo parece que não viu ou ouviu o monte de incoerências quanto ao MERCOSUL, do Banco Central, da repercussão das agressões de Serra, da sua truculência com trabalhadores e do aparecimento de Serra no programa do DEM, quem aparece ao lado do DEM pode crescer em pesquisas?

O que justifica o crescimento de Dilma são as propostas de continuidade de um governo bem avaliado e transformador das políticas sociais, não são as asas de Lula que faz Dilma crescer, é o bico do tucano que causa a queda de Serra que só faz lembrar o atraso e estagnação do país na época em que fez parte do governo FHC e quando foi governador de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário