sábado, 8 de maio de 2010

Elite branca paulista, "O Bolsa Família é coisa pro povo do Norte"


Uma das reações da chamada elite branca paulista é desdenhar os altos índices de popularidade do presidente Lula, que gira em torno de 80%. E uma das justificativas estapafúrdia encontrada é dizer que é por causa do bolsa família dos nordestinos, a elite da massa cheirosa é composta na maioria por leitores de Caras e Veja.

Como muitos só leem as revista Caras que mais parece álbum de figurinha e não tem informação nenhuma a não ser fatos e fotos de pessoas que alcançaram destaque social muitas vezes por não enxergarem além do umbigo, e talvez "veja" tudo pelo lado da massa cheirosa. E nem saibam o que é distribuição de renda.

E também a revista semanal Veja que também não traz em seu conteúdo jornalístico matérias de interesse social e de programas bem sucedidos do governo federal e os artigos são escritos por gente que não tem vergonha na "cara" por ser integrante da imprensa golpista.

Tenho quase certeza que não viram o mapa acima, em Caras ou na Veja, com dados do ano passado sobre a quantidade de famílias beneficiadas nos estados do país pelo programa do governo federal bolsa família.

Como podemos ver só a região sudeste, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, chegam a três milhões de famílias, ou seja, 30% do total, que hoje ultrapassa os 12 milhões de famílias atendidas, três vezes mais que um milhão de famílias dos cinco estados do norte juntos.

O três estados do sul do país, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, têm também um milhão de famílias incluídas no programa bolsa família, números quase idênticos aos cinco estados do norte.

O número de famílias contempladas é um pouco maior no nordeste por ser formado por nove estados, precisamos explicar bem o que é norte e nordeste por que a elite branca costuma fazer confusões com mapas geográficos, vide os mapas do governo Serra distribuídos nas escolas que tinha dois mapas do Paraguai e não constava o do Uruguai.

Enfim, a justificativa que a popularidade de Lula é por causa do povo de cima, ou que bolsa família é pro povo do norte, não serve mais de argumento da elite branca e cheirosa, que prefere ler nas revistas de sua preferência Caras e Veja, se o Chiquinho Scarpa apanhou ou bateu na mulher no dia do casamento, ou se a filha do Geraldo Alckmin é ainda gerente da Daslu a mega loja trambiqueira, conhecida também como a galeria Pagé de luxo.

2 comentários:

  1. Dá gosto seguir o seu blog. Informativo, esclarecedor- de excelente conteúdo. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Celso,
    concordo com as coisas que você disse, mas acho que tem que tomar cuidado com uma manchete do tipo "Elite branca paulista". Acho que se você colocasse Elite paulista ficaria melhor. Sou branco e sou médico e acho que o branco deu uma conotação tipo brancos X negros.
    Abraço fraterno

    ResponderExcluir