sábado, 31 de julho de 2010

Datafolha só faz pesquisas na massa cheirosa

Muitos dizem que pesquisa que vale é a do dia da eleição, 03/10, realmente nunca vimos ninguém tomar posse pelos resultados das pesquisas, sem a apuração das urnas. Mas, pesquisa indica e aponta uma tendência, e os todos institutos têm mostrado os mesmos resultados em relação ao crescimento de Dilma Rosseff com uma curva ascendente desde dezembro passado.
Dilma cresceu nas pesquisas entre 18% a 20% nos últimos meses e Serra fica oscilando no mesmo período entre 33% a 37%, ou seja na margem de erro de todas as pesquisas de 2% para cima ou para baixo.
O único instituto que diverge dos demais é o Datafolha que aponta também a evolução de Dilma, mas a situação de empate persiste há 60 dias, depois de apurarem uma vantagem de Serra em abril de 10% na mesma semana do lançamento de sua campanha.
Só por esta amostragem, se for real, dá para ver que Dilma tirou os dez pontos que o instituto Datafolha dava a Serra. Depois do empate técnico da semana passada o Datafolha ficou sozinho nesse patamar das pesquisas em relação aos outros três, Vox Populi, Ibope, e Sensus.
No dia anterior, 23/07, da divulgação do Datafolha, a pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi mostrou a candidata do PT, Dilma Rousseff, à frente na disputa para eleições presidenciais de outubro, abrindo uma vantagem de oito pontos percentuais em relação ao segundo colocado, o candidato do PSDB, José Serra.
De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 17 e 20 de julho e para o qual 3 mil pessoas foram entrevistadas, Dilma tem 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 33% de Serra.
Exatamente oito dias após, outro instituto confirma que a candidata Dilma Rousseff (PT) lidera com cinco pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB), segundo pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente da República divulgada nesta sexta (30) pela TV Globo. De acordo com a pesquisa, Dilma tem 39% das intenções de voto; José Serra (PSDB), 34%.
Opiniões divergentes se acumulam na tentativa de se explicar a disparidade, a metodologia, um realiza pesquisa de porta em porta, outro faz entrevistas só com eleitores que tenham telefone, entre outras, mas algo ainda não foi digerido pelos analistas das pesquisas, só uma aberração pode justificar,  o Datafolha deve fazer entrevista só na região onde se concentra os eleitores de Serra, onde moram os eleitores da massa cheirosa. 

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