sábado, 24 de julho de 2010

Serra não sobe nem com ajuda da mídia


Todos que estão acompanhando o noticiário sobre os fatos das campanhas eleitorais já sabem que dois resultados de institutos de pesquisa foram divulgados no espaço de 24 horas, ontem o Vox Populi e hoje o Datafolha
Todos já sabem também que no Instituto Vox Populi a candidata Dilma está oito pontos a frente e obteve 41% das intenções de voto, enquanto Serra obteve 33%.
Sem querer entrar no mérito das pesquisas e na metodologia utilizada por ambos os institutos que apontam o Vox Populi conferindo a Dilma a liderança com 41%, que pode variar devido a margem de erro de 39% a 43%, e Serra com 33%, podendo estar de 31% a 35%, dois pontos para baixo ou para cima.
O Datafolha apresentou hoje um resultado diferente ao do Vox Populi, com Serra com 39% empatado, dentro da margem de erro da pesquisa, com Dilma que obteve 38%. Aqui também as variações dentro da margem de erro podem estar, Dilma de 36% a 40% e Serra de 37% a 41%.
Se hoje temos a expectativa de aproximadamente 140 milhôes de eleitores o que dá para cada ponto nas pesquisas um milhão e quatrocentos mil votos, até aqui pode-se suscitar algumas dúvidas, o Vox Populi dentro da projeção (resultado x número de eleitores), dá a Dilma oito vezes 1,4 milhões de votos, aproximadamente 11 milhões de votos para Dilma a mais que Serra.
Outro fato apresentado pelos institutos é a confirmação da ascensão da candidata petista, que cresceu 18% em 90 dias e a estagnação de Serra que desde novembro do ano passado, sai de 35%, vai para 36% no Datafolha, varia para 37%, cai no Ibope para 35%, e agora cai no Vox Populi para 33%.
José Serra tinha em novembro 35%,  em fevereiro 36%, portanto há cinco meses que não sai dessa média dentro da variação de 2% da margem de erro, não passa da média de 35% há exatamente nove meses.
Uma comprovação que só poderemos saber mais adiante, qual dos dois institutos está mais próximo da realidade, e mesmo com toda ajuda da mídia aliada do tucano que dá mais destaque a campanha de Serra, em seus jornais e telas de TV, do que a da candidata Dilma.
Os dados confundem  a cabeça de alguns leitores, que devem perguntar, como pode a candidata Dilma que tem um crescimento na resposta espontânea ao contrário de Serra, que só cresce na rejeição do eleitor, estar empatada no Datafolha.
Na pesquisa por regiões, a ex-ministra obteve vantagem de 30 pontos percentuais sobre Serra no Nordeste (54% contra 24%) e se aproximou do tucano no Sul e no Sudeste. No Sudeste a vantagem de Serra sobre Dilma está dentro da margem de erro (36% a 34%) enquanto no Sul a diferença favorável ao tucano caiu para 4 pontos (39% a 35%).
Muitos eleitores não poderão comparar esses resultados, pois as redes de TV, principalmente a Globo, não informam os resultados do Instituto Vox Populi, e escondem a liderança de Dilma de oito por cento (41% a 33%) sobre Serra, e também não poderão perguntar, "Como pode da noite pro dia sumir onze milhões de votos da Dilma?".
 

Um comentário:

  1. Celso,
    Nunca na história recente do Brasil se assistiu a "grande imprensa" se lançando desavergonhadamente na campanha do seu candidato... A máscara caiu e estão assumindo mesmo o Serra como o seu representante.
    A sociedade brasileira perdeu o medo com a eleição e reeleição de Lula, a esperança se concretiza em vida melhor para os excluídos, os debaixo e isso incomoda a elite.
    abraços e até à vitória.
    Pedro

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