quarta-feira, 28 de julho de 2010

Muito Além do Jardim, em busca da verdade

Em ano eleitoral é o período em que temos a oportunidade de observar o quanto os meios de comunicação desinforma os eleitores, ocultando os fatos, o que torna mais visível como a mídia televisiva é tendenciosa.
Nas últimas pesquisas eleitorais do mês de julho apontam a candidata Dilma Rousseff à frente de José Serra no 2º turno, Datafolha, (Dilma 46% e Serra 45%), Vox Populi (Dilma 46% e Serra 38%). Independente dos resultados questionados pela diferença entre os dois institutos Serra está atrás nas duas pesquisas.
Essa tendência vem sendo demonstrada ao longo dos meses de junho e julho, o crescimento de Dilma, e a campanha de Serra despreza esses resultados dizendo que só quando começar o horário político na TV é que as posições podem inverter.
E os dirigentes da campanha de Serra estão certos em ter essa esperança, pois acreditam que até lá a TV cumpra o seu papel em desinformar o eleitorado. A TV é o meio de comunicação que tem mais acesso a população, como mostra o Datafolha.
A televisão é o principal meio de comunicação utilizado pelos eleitores brasileiros para se informar sobre os candidatos que disputam as eleições neste ano. Segundo o Datafolha, 65% dos entrevistados afirmam que a TV é a mídia preferida para obter informações.
Os jornais aparecem em segundo lugar, com 12% de preferência, e a internet e o rádio vêm em terceiro, com 7% cada um. Conversas com amigos ou familiares são apontadas por 6%.
Nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, em 2008, segundo informações do Pew Research Center, instituto de pesquisa americano, a internet era a principal fonte de informação de um quinto do eleitorado do país. 
No Brasil, a popularidade da rede é baixa mesmo quando o Datafolha pede para os entrevistados citarem três meios de comunicação usados para se informar: 27% mencionam a internet, que fica atrás de conversas com amigos e familiares (32%).
A aposta na TV da campanha de Serra tem como inspiração a forma tendenciosa como o telejornalismo promove o candidato tucano. Primeiro porque quase todos telejornais escondem os acertos do governo Lula, principalmente a rede Globo, que não destaca os grandes avanços do governo na área social, na economia e nem na grande popularidade que Lula tem.
A esperança dos demotucanos na TV não é em vão e podemos constatar todos os dias, e citar inúmeros exemplos, nenhum telejornal mostrou a carta das centrais sindicais desmentindo Serra, que se diz criador do FAT e também não vão dizer em seus telejornais que Serra sempre voltou contra os trabalhadores durante a Constituinte de 1988.
Não mostraram também as declarações que desmentem que Serra não criou os genéricos, nem o programa da AIDS, e o que fica na cabeça de muitos é que ele foi o grande mentor, e nunca vão mostrar que na verdade ele é sim, o grande mentiroso.
E essa falsa imagem do candidato Serra chega na maioria dos lares como aponta a pesquisa do Datafolha, a TV é também o veículo mais citado pelos mais pobres: 68% entre os que têm renda familiar mensal acima de dois salários mínimos, em contraposição aos 47% dos que ganham acima de dez salários mínimos.
O melhor desempenho da internet ocorre entre os mais escolarizados (20% entre os que têm ensino superior), os mais ricos (18%) e os mais jovens (14% dos que têm de 16 a 24 anos).
A TV é lembrada por 88% e continua em primeiro lugar, em segundo vêm os jornais, com 54%, e rádio aparece em terceiro, com 52%. Por isso que Serra diz aos quatros cantos que espera o início dos programas de TV, que são preparados nesta fase que antecede o horário político gratuito pelo telejornalismo tendencioso que o promove.
E como se refere o nosso Blog na história do jardineiro que só tinha tempo para cuidar e plantar flores no jardim que cuidava, e entrava em contato com o mundo só pela TV. Fato semelhante que ocorre no Brasil onde as redes de TV mostram ao eleitor as mentiras que Serra planta, e escondem a verdade.


Um comentário:

  1. Analizando friamente sem ser pacional o PSDB e PT são farinha do mesmo saco ambos são "sociais democratas",veja que o governo lula basicamente e uma continuação do governo FHC.
    Ambos não tiveram maioria no congresso e sendo assim tiveram que se aliar a oligarquia brasileira sabemos que ambos os governos tiveram que pagar por isso,mensalão e um exemplo disso o pior da pratica politica.
    O governo fhc criou o plano real(sei sei foi o itamar)eo governo do pt continuou mas ele era contra.

    ResponderExcluir