sábado, 24 de julho de 2010

Demotucanos e a mídia golpista atacam os movimentos sociais

Por que a mídia e os demotucanos têm tanta raiva dos movimentos sociais?
O movimento se fortalece e causa um problema para a grande mídia, mas também para setores conservadores, é que os trabalhadores souberam capitalizar as feições democráticas do governo Lula para acumular forças.
Depois da longa treva neoliberal que se abateu sobre os movimentos sociais, estudantil, comunitário e sindical durante o governo FHC (PSDB-DEM, ex-PFL), as entidades agora saem com mais firmeza às ruas, proclamam seus direitos, lutam por suas reivindicações históricas e obtêm vitórias.
É no sindicalismo que essa projeção teve mais evidência, e por isso, causa arrepio nas elites. Nos últimos anos, a confluência de dois fatores e a imensa sensibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a unidade das centrais sindicais, somatória que resultou numa série de conquistas para os trabalhadores.
São frutos desse processo avanços como o fortalecimento do viés social de ministérios (especialmente do Trabalho) e dos bancos públicos, o incentivo a audiências e conferências nacionais, a política de valorização do salário mínimo e, claro, a legalização das centrais sindicais.
Para usar a expressão mais conhecida de Lula, “nunca antes na história deste país” os trabalhadores tiveram tamanha relevância na hora de um presidente da República tomar decisões transformadoras.
Os movimentos sociais, hoje fortalecidos e com maior unidade, são alvos da grande mídia. A TV Vermelho em reportagem durante o Encontro Nacional dos Movimentos Sociais e a Conferência da Classe Trabalhadora (Conclat) ouviu sindicalistas, estudantes, mulheres e mostra porque as organizações populares são tão criminalizados pelos meios de comunicação.



* Com André Cintra do portal Vermelho

Um comentário:

  1. Os movimentos sociais são apenas o reflexo dos anseios da sociedade. Militei durante muitos anos junto aos movimentos estudantis e hoje sinto falta da esperança e da garra que tínhamos ao entrar em alguma luta social.
    Seu blog é muito bom, obrigada pela visita ao meu cantinho.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir