segunda-feira, 7 de março de 2011

Agressões às mulheres no mundo e as pequenas penas

Justiça nega eutanásia a mulher em estado vegetativo desde 1973 após estupro
Aruna Shanbaug na época do ataque, e hoje em estado vegetativo
A Suprema Corte da Índia negou um pedido para pôr fim à vida de Aruna Shanbaug, uma enfermeira que está em estado vegetativo há mais de 35 anos.
Shanbaug ficou paralisada e sofreu danos cerebrais após ser estuprada e estrangulada com uma corrente por um faxineiro do hospital onde ela trabalhava, em 1973.
O pedido para que ela não fosse mais alimentada foi feito pela jornalista Pinki Virani, que escreveu um livro sobre a história da enfermeira. Mas depois de analisar relatos submetidos por médicos, a Suprema Corte decidiu que ela deve continuar viva.
Decisão histórica
Ainda que a eutanásia não tenha sido aceita no caso de Shaunbag, pela primeira vez na história do país a Justiça decidiu que a realização de "eutanásia passiva" poderá ser permitida em alguns casos, no futuro, se o pedido for feito por médicos.
"A eutanásia ativa é ilegal", disse o tribunal, em uma referência ao suicídio assistido com uso de medicação. "Eutanásia passiva (quando há a remoção de alimentos, água e auxílio de máquinas) é admissível, mas deve ser feita sob a supervisão dos Tribunais Superiores."
A decisão já está causando polêmica na Índia. Em seu pedido pela eutanásia passiva no caso de Shanbaug, Virani alegou que a enfermeira está "em estado vegetativo persistente" há 37 anos e é "praticamente uma pessoa morta".
Ela também dizia que os pais de Shanbaug morreram muitos anos atrás e outros parentes não mantiveram contato com ela. Aruna Shaunbag é alimentada duas vezes por dia por enfermeiras no hospital KEM, em Mumbai.
Em seu livro, Virani descreve como o estado de Shanbaug vem se deteriorando ao longo dos anos. "Seus dentes estão apodrecendo, o que causa imensa dor. A comida precisa ser amassada e oferecida em forma semi-sólida. Ela engasga com líquidos."
As autoridades do hospital onde Shanbaug está internada há 37 anos disseram que ela "aceita alimentos de forma normal e responde com expressões faciais", além de reagir a "comandos de forma intermitente emitindo sons".
O jornalista Virani relata que não houve uma só ferida no corpo de Shanbaug nos últimos 37 anos. "A equipe de enfermagem é muito ligada a ela", disse ele. O homem que atacou Shanbaug foi condenado somente a sete anos de prisão por tentativa de roubo e de assassinato.

Com BBC (Foto Mumbai Mirror)

2 comentários:

  1. amigo add meu blog ele é novo o link é

    http://blogtelmavieira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. boa noite amigo copie essa ideia agradeço ÁLCOOL COM DIREÇÃO CAUSA RESSACA MORTAL a logo está em meu blob obg http://jefersonaraujosouza.blogspot.com/

    ResponderExcluir