quarta-feira, 9 de março de 2011

PDB, "Partido Do Bus" deve disputar eleições de 2012

PDB deve disputar eleição antes de fusão
Apelidado de “partido ônibus”, onde “entra qualquer um”, o Partido da Democracia Brasileira (PDB) pretende disputar as eleições municipais de 2012 antes de se fundir a outra legenda – a mais cotada é o PSB. Para tentar dissipar a imagem de sigla criada apenas para que políticos deixem seus partidos sem risco de punição por infidelidade partidária, o PDB deve ter candidatos próprios ou integrar chapas ao Executivo.
Um dos principais parceiros do PDB deverá ser justamente o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. A criação do PDB foi idealizada pelo prefeito Gilberto Kassab como atalho para sair do DEM e se filiar ao PSB, com riscos mínimos de ver a manobra contestada na Justiça.
A estratégia inicial era fundir o PDB com o PSB. Diante das reações negativas aos planos de Kassab e Campos, a proposta agora é que o PDB se credencie como partido e dispute eleição antes de definir seu rumo.
A tática ainda permite ao PSB “segurar” quadros como a deputada Luiza Erundina, que ameaça sair se o partido se unir a Kassab.
A um ano e sete meses das eleições municipais, idealizadores do PDB buscam lideranças dispostas a entrar na disputa por prefeituras ou vaga nas Câmaras Municipais. A expectativa é que uma dezena deputados federais do DEM acompanhe Kassab no novo partido. Um deverá ser Irajá Abreu (DEM-TO), filho da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que sonha disputar a prefeitura de Palmas.
Na lista está ainda o vice-governador da Bahia, Otto Alencar (PP). Na semana que vem, Kassab pretende ir a Salvador encontrar-se com Alencar. Lá o partido ficaria com o PT do governador Jaques Wagner, o PSB da senadora Lídice da Mata e apoiaria o petista Nelson Pelegrino à prefeitura.
Kassab deve concretizar saída do DEM no dia 15, data de convenção extraordinária do partido. Ainda na segunda quinzena de março, vai se reunir com o governador do Amazonas, Omar Aziz (PMN), que estaria interessado em ingressar na nova sigla, assim como o senador Sérgio Petecão (PMN-AC). Entre os deputados federais do DEM, os baianos Paulo Magalhães e e Fernando Torres devem seguir Kassab, além de Silas Câmara (PSC-AM), Antonia Lucia (PSC-AC) e Fábio Ramalho (PV-MG).

Com o JT

Nenhum comentário:

Postar um comentário