sábado, 19 de março de 2011

Kassab recria o PSD, a nova filial do DEM

Após cinco meses de articulações, o prefeito Gilberto Kassab decidiu abandonar o DEM e criar uma nova legenda, batizada de PSD (Partido Social Democrático), com o objetivo de se cacifar politicamente para disputar a eleição de 2014.
O lançamento oficial será segunda-feira, às 12h30, na Assembleia Legislativa. Na ocasião, será feita a leitura de manifesto de lançamento da nova sigla. Acompanham o prefeito no PSD o vice-governador Guilherme Afif Domingos e o secretário de Negócios Jurídicos da capital e ex-governador Cláudio Lembo, que também saem do DEM.
Durante todo o período em que negociou seu futuro político, Kassab manteve conversas com o PMDB e o PSB. Com a ajuda de advogados, decidiu criar a nova legenda como uma manobra para sair do DEM sem ter o mandato questionado na Justiça – a lei permite mudanças de partido sem perda de mandato por infidelidade partidária desde que seja migração para uma nova sigla.
A ideia inicial era criar o partido para fundi-lo com o PMDB. Ciente das articulações de Kassab, o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, entrou em campo e convidou o prefeito para ir ao seu partido, como forma de fortalecer a legenda no Sudeste. A manobra, no entanto, começou a levantar questionamentos dentro do próprio PSB e entre juristas, sobre o entendimento que o Tribunal Superior Eleitoral teria com a criação de partido seguida de fusão em curto prazo.
Nas contas do grupo ligado a Kassab, migram para a nova legenda nas próximas três semanas cerca de dez deputados federais paulistas. Também são esperados para ingressar nas fileiras do partido os prefeitos de Itu, Herculano Castilho Passos Júnior (PV), de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (DEM), e de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (DEM) – apesar de o grupo de Kassab contar com a vinda da prefeita, ela tem emitido sinais de que ainda não decidiu o futuro político.
Quem também deve acompanhar o prefeito é o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS), além de ao menos meia dúzia de vereadores do DEM e do PSDB da capital. Amanhã, Kassab vai até Salvador participar de encontro com potenciais filiados do PSD na Bahia, como o vice-governador, Otto Alencar (PP). Também estava prevista reunião no Amazonas, que acabou sendo desmarcada.
Por ora, os planos de fusão com o PSB ou PMDB estão fora da pauta no momento. O PSD buscará as legendas para se coligar na eleição de 2012 e, assim, contar com tempo de rádio e TV na campanha eleitoral. Ver para crer.

Com JT

Nenhum comentário:

Postar um comentário