Concentração para a jornada nacional de lutas das entidades estudantis acontece no MASP; estudantes protestam contra aumento nas passagens, pela aprovação do Fundo Estadual do Pré-sal e por mais investimentos na educação.
Os estudantes voltaram hoje, terça-feira, 22 de março, às ruas da capital paulista para mais uma passeata contra o aumento abusivo nas tarifas do transporte público. A concentração foi às 10h no vão livre do Masp. De lá, a marcha prosseguiu em direção à Assembléia Legislativa, onde está em tramitação a Proposta Emenda Constitucional (PEC) do Pré-sal municipal, que cria o Fundo Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social. O Fundo gerenciará os recursos provenientes do Pré-Sal para o estado de São Paulo e já destina 50% para Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia.
A manifestação faz parte da jornada nacional de lutas da UNE e da UBES, tradicional série de protestos das entidades estudantis que acontece anualmente e desta vez traz a defesa incondicional dos 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal para a educação. Em São Paulo, a série de intervenções teve início ontem (21) com um debate na Faculdade de Direito do Largo São Francisco sobre o tema da jornada “A educação tem que ser 10 – Por um Plano Nacional de Educação (PNE) a Serviço do Brasil”.
A jornada está ocorrendo também em diversos outros estados. Em Sergipe houve ocupação do IFES para reivindicar melhorias na educação. No Amazonas os estudantes entregar para a reitoria da UFAM documento contendo 15 pontos de reivindicação voltados, também, para as questões especificas da instituição. Recebidos pelo vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, os manifestantes cobraram mais segurança na universidade e agilidade na construção dos projetos do programa REUNI.
QUARTA-FEIRA, 23/03 – PASSEATA RIO DE JANEIRO – 10H – CANDELÁRIA
A jornada nacional de lutas da UNE organiza uma grande passeata no Rio de Janeiro embalada pelos protestos contra a visita do presidente dos Estados Unidos Barack Obama. Os estudantes vão se concentrar dia 23/03 (quarta) na Candelária, às 10h, e de lá partem para a Câmara Municipal. O objetivo é pressionar o voto dos parlamentares a favor do projeto de lei que estará tramitando no dia e garantirá a meia passagem no transporte público aos alunos do ProUni e beneficiados por programas de cotas e reserva de vagas.
QUINTA-FEIRA, 24/03 – GRANDE MARCHA EM BRASÍLIA – 10H – BIBLIOTECA NACIONAL
Cerca de 10 mil estudantes tomarão Brasília colorindo a Esplanada dos Ministérios com a irreverência característica do movimento estudantil. A concentração será às 10h, em frente à Biblioteca Nacional. A marcha, que terá o reforço de uma bateria de samba, seguirá para o Congresso Nacional. Lá, os estudantes esperam ser recebidos por Dilma Rousseff. A audiência já foi solicitada e o objetivo será dialogar com a nova presidente a pauta de reivindicações, principalmente, a respeito de dois temas: o veto do presidente Lula ao projeto de lei que destina 50% do fundo social do Pré-sal para a educação e os recentes cortes no orçamento que podem atingir o financiamento das universidades.
Com a CTB
Nenhum comentário:
Postar um comentário