quinta-feira, 17 de março de 2011

O americano nativo foge de imigrantes latinos

A chegada de imigrantes a uma região afasta a presença dos moradores nativos nos Estados Unidos, segundo um estudo feito por três sociólogos norte-americanos. Divulgado na revista “American Sociological Review”, o trabalho reuniu informações sobre 16.516 pessoas negras e brancas, todas sem descendência latina, nascidas no país.
Para fazer a pesquisa, os sociólogos contaram com dados de quatro censos norte-americanos, entre 1968 e 2005, cruzados com informações de um levantamento da Universidade de Michigan sobre dados econômicos, de saúde e comportamento social dos moradores do país.
Segundo os autores, a maioria dos nativos brancos nos Estados Unidos abandonam o lugar onde nasceram como uma resposta à presença de imigrantes. Já entre negros, o principal motivo para deixar a vizinhança natal seria o custo das moradias.
O estudo também afirma que tanto negros como brancos evitam sair do centro das cidades quando estão “cercados” por periferias com imigrantes. Para os pesquisadores, os subúrbios, normalmente atraentes para pessoas que querem se mudar nos Estados Unidos, são rejeitados pelos nativos por conta do convívio com estrangeiros.
As nações que mais têm barrado brasileiros são Espanha, Estados Unidos, Reino Unido e Portugal. Os três primeiros são, também, os campeões em expulsar imigrantes de qualquer nacionalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário