quinta-feira, 3 de março de 2011

Na Unidos da Lona Preta quem atravessa é o latifúndio

“Plantar o pão, colher a vida: para o mundo se alimentar sem veneno”
A Unidos da Lona Preta é a escola de samba do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, e não pode atravessar o samba.
Todos os anos acontece o desfile para fazer um carnaval diferente, onde o estudo da nossa realidade, a diversão e a cultura de nosso povo se encontram. Nesta brincadeira todos podem participar: crianças, adultos, idosos, homens e mulheres. Seja morador de Jandira, em São Paulo, ou seja morador do mundo, o importante é ter samba na veia.
O Movimento Sem Terra é um movimento social composto por trabalhadores brasileiros que lutam por melhores condições de vida para toda nossa população. Para tanto, denuncia a corrupção política, a exploração dos trabalhadores e o latifúndio, dentre tantas outras injustiças.
Para o carnaval de 2011, a Unidos da Lona Preta cantará o seguinte enredo “Plantar o pão, colher a vida: para o mundo se alimentar sem veneno”. Este samba é um canto pela humanidade. Por reforma agrária, justiça e soberania alimentar. Contra os transgênicos, os agrotóxicos e o agronegócio. Pela agroecologia e por uma nova relação entre ser humano e natureza.
Neste samba, o homenageado é Keno, brasileiro, pai, trabalhador e militante do MST, que foi assassinado em uma ação organizada pelo Movimento na Syngenta (empresa transnacional que fabrica sementes transgênicas) na qual, houve a agressão violenta de seguranças armados. Keno foi morto porque lutava por uma vida digna para sua família e toda sociedade e acreditava na construção de uma sociedade que pratique a justiça social e soberania popular.
Neste carnaval, o povo brasileiro homenageia Keno e todas e todos que tombaram lutando por um mundo novo.


Com o site do MST

Nenhum comentário:

Postar um comentário